domingo, 3 de abril de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 03.04.22 - 1 Ano da Morte do Cantor Agnaldo Timóteo

🎶🖤🎤🎸🧑🏾‍🦱 🎷🎤🖤🎶

🎤😭 Num dia como hoje, 3 de abril, há exatamente um ano, o Brasil perdia o vozeirão de AGNALDO TIMÓTEO, um dos últimos grande cantores da chamada "música romântica popular brega", da qual vieram nomes como Ângela Maria, Cauby Peixoto, Nélson Gonçalves, Nélson Ned, Núbia Lafayette, etc., também já falecidos. O cantor morreu no Rio de Janeiro, após contrair covid-19, aos 84 anos, após 18 dias de internação.

Aguinaldo Timóteo Pereira nasceu em Caratinga (MG) no dia 29 de outubro de 1936, filho do funcionário público José Timóteo Pereira e de Catarina Maria Passos. Em Minas, interpretava canções de Cauby Peixoto e ficou conhecido como “Cauby mineiro”.

De origem humilde, estudou até o terceiro ano primário na Escola Técnica de Comércio Nossa Senhora das Graças. Torneiro mecânico, exerceu o ofício no Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), em Caratinga, no ano de 1962, e no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em Governador Valadares (MG). Ainda na década de 1960, após ter trabalhado como motorista da cantora Ângela Maria, iniciou carreira artística, tornando-se, também, um cantor de sucesso.

O sucesso chegou para Agnaldo Timóteo após se apresentar no programa de Jair de Taumaturgo na TV Rio. Depois disso, lançou o álbum Surge um Astro, que incluía a canção "Mamãe", um de seus maiores sucessos. Nos anos seguintes, emplacou outras canções nas paradas, como  “Meu grito”, escrita por Roberto Carlos.

Morador no Rio de Janeiro, filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) e ganhou, com mais de 500 mil votos, a eleição para deputado federal em novembro de 1982. Sua estreia na tribuna da Câmara, em fevereiro de 1983, ficou foi marcada pela frase “Alô mamãe”, ao simular um telefonema para sua própria casa.

Rompido com o líder máximo do PDT, o então governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola, e expulso do partido, ingressou no PDS, cumprindo o restante de seu mandato. Sem ter postulado a reeleição no pleito de novembro de 1986, deixou a Câmara no fim da legislatura, em janeiro de 1987, retornando à vida artística. 

Polêmico e sem papas na língua, Timóteo foi derrotado como candidato a governador do Estado do Rio de Janeiro, em 1986. Foi reeleito deputado federal em 1994. Em 1996 foi eleito vereador na cidade do Rio de Janeiro, não conseguindo se reeleger em 2000. Sua última vitória eleitoral foi em 2008, para o cargo de vereador na cidade de São Paulo pelo Partido Progressista. 

Botafogense de coração, Timóteo consagrou-se como cantor romântico e lançou diversas canções de sucesso, como "Ave-Maria", "Verdes Campo de Minha Terras”, "A galeria do amor" e "Meu Grito". Foi durante anos o cantor mais executado no Dia das Mães". Ao todo, ele gravou mais de 50 discos. Publicou "Alô, mamãe - o garoto de Caratinga" (1983) e "A verdade, doa a quem doer". Até hoje, sua herança é disputada judicialmente por membros de sua família que discordam da partilha dos bens. 😞😓😥😢😭

#1anodamortedeagnaldotimoteo
#historiadamusicapopularbrasileira
#SaudadesdeAgnaldoTimoteo

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

💻 Portais G1 e UOL
📺 Canal History Channel do Brasil.
🖱️ Site do CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil.

👉 Para saber mais sobre Agnaldo Timóteo, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...