sábado, 18 de junho de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 18.06.22 - 15 Anos da Morte de Núbia Lafayette

🎶🖤🎤🎸👩 🎷🎤🖤🎶

🎤😭 Num dia como hoje, 18 de junho, há 15 anos, morria no Hospital das Clínicas de Niterói, no Rio de Janeiro, a cantora NÚBIA LAFAYETTE, conhecida intérprete do cancioneiro romântico popular brasileiro. Ela era conhecida nos Festivais da Seresta realizados em Recife durante o mês de maio, onde chegou a gravar um CD "Ao Vivo" em 2015. Ela se tornou uma das principais cantoras românticas brasileiras, e gravou mais de vinte discos entre 78 rpm, LPs e CDs em mais de 40 anos de carreira.

Idenilde Araújo Alves da Costa, seu nome de batismo, nasceu no dia 21 de janeiro de 1937 em Assu, no interior do Estado do Rio Grande do Norte, onde residiu até os três anos, idade que tinha quando a família se mudou para o Rio de Janeiro. Núbia, desde criança demonstrou talento para a música e se apresentava em programas infantis desde os 8 anos de idade.

A sua carreira teve início no final da década de 1950, com o nome artístico de Nilde Araújo. Nessa época trabalhava como vendedora nas Lojas Pernambucanas do Rio de Janeiro quando resolveu participar no programa de calouros "A voz de ouro", da TV Tupi, interpretando canções da época. Foi crooner da boite Cave do Rio e estreou cantando Dalva de Oliveira.

O nome artístico definitivo de Núbia Lafayette foi adaptado em 1960 por sugestão do compositor Adelino Moreira. Foi este compositor que à gravadora RCA, com o apoio de Nelson Gonçalves. Foi nesse ano que gravou o seu primeiro disco com o samba-canção "Devolvi", de Adelino Moreira. Este trabalho projetou-a definitivamente como cantora romântica e popular.

Núbia continuou a participar em programas especiais e apresentações esporádicas até ao fim da sua vida. Morava em Maricá, no litoral do Rio de Janeiro. Núbia sofreu um AVC hemorrágico no dia 10 de março de 2007 e ficou internada 10 dias. No dia 25 de maio do mesmo ano voltou a ser internada no Hospital das Clínicas de Niterói devido a complicações, vindo a falecer em 18 de junho de 2007, aos 70 anos de idade. Até hoje os seresteiros românticos entoam seus sucessos inesquecíveis como Lama, Devolvi, Casa e Comida, Fracasso, etc. Todas disponíveis nas principais plataformas musicais de streaming. 📱🎶🎧

#15anosdamortedenubialafayette
#historiadamusicaromanticapopularbrasileira
#SaudadesdeNubiaLafayette

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...