🏛️📚 🗳️ 📚🏛️
📖✍️ O jornalista e escritor JORGE CALDEIRA foi escolhido hoje à tarde para ocupar a cadeira n° 16 do Quadro dos Membros Efetivos da Academia Brasileira de Letras, aga com o falecimento da Acadêmica Lygia Fagundes Telles, ocorrido no dia 3 de abril deste ano. Caldeira disputou com João Marcos Pereira, Jefferson Marcelo de Lima Vasques, Denilson Marques da Silva, Jackeson dos Santos Lacerda, Eloi Angelos G. D’Aracosia, Raquel Naveira, Carina da Silva Vicentini, Tania Zagury e Cecília Prada (o crítico Silviano Santiago, se retirou da disputa). Ele recebeu 29 votos e participaram da eleição 33 acadêmicos.
Jorge Caldeira é Doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo, especialista na área econômica e autor, entre outras 20 obras, de "Mauá: Empresário do Império" e de "História da Riqueza no Brasil". Escreveu ainda livros sobre Diogo Antônio Feijó, José Bonifácio, Noel Rosa, Ronaldo, Guilherme Pompeo e Júlio Mesquita.
Conhecido pelos livros que abordam história econômica, em sua última obra – Brasil: Paraíso Restaurável – o professor mergulhou na questão da sustentabilidade e das oportunidades de negócios verdes para o Brasil. Para ele, o país tem um dos maiores potenciais no frutífero mercado da absorção de carbono, mas está ficando para trás na questão.”, segundo sua entrevista no Jornal Estado de S. Paulo.
Caldeira engrossa o grupo dos imortais que não se dedicam aos romances. Recentemente, entraram na ABL além de Gilberto Gil e Fernanda Montenegro, um médico, um advogado e um economista. A posse é prevista para dentro de três meses. á ocuparam a cadeira 16 o crítico literário Araripe Júnior, Félix Pacheco e Pedro Calmon. Antes dele, o mais recente escolhido para integrar a Academia Brasileira de Letras havia sido o professor catarinense Godofredo de Oliveira Neto, eleito em junho para a vaga do acadêmico Candido Mendes. Caldeira já ocupa a cadeira n° 18 da Academia Paulista de Letras, na qual foi empossado no dia 8 de maior de 2008. 👏👏👏
#jorgecaldeiranaacademiabrasileiradeletras
#historiadaacademiabrasileiradeletras
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário