📱🖥️ ⌨️ 💻 📲
🖱️ Num dia como hoje, 15 de julho, há 16 anos, a Odeo, empresa de podcasting sediada em San Francisco, lançou oficialmente o Twttr – mais tarde alterado para TWITTER – seu serviço de mensagens curtas (SMS) para grupos, para o público. Nascido como um projeto paralelo à plataforma principal de podcasting da Odeo, o aplicativo gratuito permitia aos usuários compartilhar atualizações curtas de status com grupos de amigos, enviando uma mensagem de texto para um único número (“40404”). Nos anos seguintes, à medida que o Twttr se tornou o Twitter, o simples serviço de "microblog" explodiu em popularidade, tornando-se uma das principais plataformas de rede social do mundo.
O co-fundador do Twitter, Evan Williams, fez seu nome pela primeira vez no mundo da tecnologia do Vale do Silício ao fundar o serviço de publicação de diários na web Blogger, que vendeu ao Google em 2003 por vários milhões de dólares. Em 2005, William co-fundou a Odeo com outro empresário, Noah Glass; naquele outono, no entanto, o serviço principal da Odeo tornou-se obsoleto quando a Apple lançou o iTunes (incluindo uma plataforma de podcast integrada).
Depois que Williams pediu à equipe de 14 funcionários para debater suas melhores ideias para a partida instável, um dos engenheiros da empresa, Jack Dorsey, surgiu com o conceito de um serviço que permite aos usuários compartilhar atualizações de status pessoais via SMS para grupos de pessoas. Em março de 2006, eles tinham um protótipo funcional e um nome – Twttr – inspirado em parte por sons de pássaros e adotado depois que algumas outras escolhas (incluindo FriendStalker) foram rejeitadas. Dorsey (@Jack) enviou o primeiro tweet (“apenas configurando meu twttr”) em 21 de março.
Na época em que o Twttr foi lançado ao público em julho de 2006, ainda era um projeto paralelo da Odeo, enquanto a oferta principal da empresa, a plataforma de podcasting, não levava a lugar nenhum. Seis meses após o lançamento, o Twttr se tornou o Twitter. Depois que o serviço se tornou público, seus fundadores impuseram um limite de 140 caracteres para mensagens, com base no comprimento máximo das mensagens de texto no momento; mais tarde, isso foi expandido para 280 caracteres.
O uso do Twitter explodiu na convenção South by Southwest em Austin, Texas, em março de 2007, quando mais de 60.000 tweets eram enviados por dia, e cresceu rapidamente a partir daí. Em 2013, o New York Times relatou que a empresa tinha mais de 2.000 funcionários e mais de 200 milhões de usuários ativos. Naquele mês de novembro, quando a empresa abriu o capital, estava avaliada em pouco mais de US $ 31 bilhões.
Embora a base de usuários do Twitter seja muito menor do que a do Facebook (que tem mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais em 2019), ele tem se tornado cada vez mais uma fonte de notícias e informações de última hora, especialmente para usuários mais jovens. O Twitter foi fundamental na articulação dos protestos que culminaram na deposição do presidente do Egito Mohamed Mohamed durante a Primavera Árabe.
A proeminência da empresa aumentou com a eleição do presidente Donald Trump em 2016, que foi franco no Twitter durante sua campanha e muitas vezes tuitou decisões políticas ou outros anúncios durante sua administração (O ex-presidente foi banido do serviço em 2021 por usá-lo para incitar a violência). Como outras empresas de mídia social, o Twitter e Dorsey, seu CEO, enfrentaram pressão para policiar o conteúdo do site mais de perto para evitar bullying, assédio e discurso de ódio, bem como proteger melhor a privacidade de seus usuários.
#16anosdolancamentodotwitter
#historiadasredessociais
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 📺 History Editors
👉 Para saber mais sobre a criação do Twitter, acesse:
✅ Aproveitando o ensejo, sigam-nos também no Twitter 🐧 josericardope01
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário