🇩🇪👠💋💄👵💄💋👠🇩🇪
🎉🎂 Num dia como hoje, 17 de julho, há 68 anos nascia em em Hamburgo, na Alemanha Ocidental, Angela Dorothea Kasner, que se mais tarde viria a se destacar na política alemã se tornando a primeira mulher a ser eleita chanceler do país (o chanceler, ou primeiro-ministro, é o chefe do governo nos países parlamentaristas). Estamos falando de ANGELA MERKEL, eleita em 2015 a personalidade do ano pela Revista Time, a qual denominou de "chanceler do mundo livre". Em 2011, ela ganhou a Medalha Presidencial da Liberdade, concedida pelo governo dos Estados Unidos, por seu trabalho em defesa da liberdade e dos direitos humanos na Alemanha e em outras partes do mundo.
Quando Merkel nasceu em 1954, a Alemanha estava dividida em dois países. O pai de Angela era pastor luterano e a mãe era professora de latim e de inglês. A família se mudou para a Alemanha Oriental quando Angela era bebê. Ela frequentou a Universidade Karl Marx (atual Universidade de Leipzig), onde estudou física. Lá, conheceu Ulrich Merkel; os dois se casaram em 1977. O casal se divorciou em 1982, mas ela manteve o sobrenome do ex-marido. Merkel formou-se em física em 1978 e passou a trabalhar na Academia de Ciências de Berlim Oriental. Em 1986, concluiu o doutorado em química.
A Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental foram unificadas em outubro de 1990, após a queda do Muro de Berlim. Logo em seguida, Merkel tornou-se ativa na política. Ainda em 1990, entrou para o partido político União Democrata-Cristã (CDU, na sigla em alemão). Nesse mesmo ano, foi eleita para o Bundestag (parte do parlamento alemão que equivale aproximadamente à Câmara dos Deputados brasileira). Durante a década de 1990, Merkel ocupou diversos cargos no governo, comandando o ministério da Mulher e da Juventude e também o ministério do Meio Ambiente. Ela continuou a subir dentro do CDU. No ano 2000, chegou à posição mais alta, a de líder do partido.
O CDU fez um acordo com outro partido para compartilhar o poder após as eleições gerais de 2005. Merkel foi escolhida para ser chanceler e tomou posse em 22 de novembro de 2005. Ela foi a primeira mulher e a primeira pessoa da Alemanha Oriental a ser eleita chanceler. Em 2009 e em 2013, foi escolhida novamente para o cargo, recebendo imenso apoio. Em 2017, foi eleita para um quarto mandato. No entanto, Merkel e o CDU não tiveram tanto apoio quanto nas duas eleições anteriores.
Como líder do país mais economicamente poderoso da Europa, Merkel já teve papel importante em diversas questões ligadas à União Europeia (UE). Ela tomou várias medidas para manter a UE forte e unida. Durante uma crise de refugiados, a chanceler permitiu que grandes números de migrantes entrassem na Alemanha. Essa medida desagradou a muitos alemães. O apoio ao CDU enfraqueceu ao longo dos anos. Merkel deixou o poder em 8 de dezembro de 2021 após 16 anos de governo, sendo substituída por Olaf Scholz do Partido Social Democrata (SPD). Continua sendo uma das mulheres mais influentes na atual política europeia e uma referência mundial em discussões sobre o meio ambiente e a pandemia. 👏👏👏👏👏👏
#68anosdeangelamerkel
#historiadasmulheresnapolitica
#empoderamentofeminino
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário