🛡️⚔️📜 👑 📜⚔️🛡️
🤴⚜️ Num dia como hoje, 12 de outubro, há exatamente 200 anos, 35 dias depois do Grito da Independência ecoado às (quase) margens do riacho Ipiranga, o Senado da Câmara da cidade do Rio de Janeiro, em sessão solene, realizava a "Aclamação do Senhor D. Pedro Imperador Constitucional do Brasil e seu Perpétuo Defensor". Imperador D. Pedro I, precisamente no dia do seu 24º aniversário que passou a data oficial da fundação do Império do Brasil.
Pelas ruas e vielas da malha urbana da corte tropical, misturavam-se o repique dos sinos e os gritos entusiasmados da população. Depois de ser aclamado, conforme a tradição em Portugal, o príncipe foi sagrado e coroado, no dia 1° de dezembro de 1822, como D. Pedro I. Apesar de tantas alegrias e de tantas expectativas após a Independência, organizar uma arquitetura política que conciliasse as diversas forças condutoras do processo de emancipação de Portugal não era simples. Naqueles primeiros dias e nos anos seguintes, a tarefa que se apresentava era a de organizar o nascente Estado, mantendo-o imperial, sob a dinastia da família real dos Bragança.
Nesse mesmo dia, para comemorar a data, o monarca criou a Ordem Imperial do Cruzeiro do Sul – como símbolo do poder imperial –, a primeira genuinamente brasileira. Seu desenho buscou inspiração nos modelos franceses. Porém, o nome escolhido baseou-se na posição geográfica do agora Império do Brasil, do qual se observa a grande constelação do Cruzeiro do Sul. A Ordem, nesse dia, foi distribuída premiando brasileiros e estrangeiros com participação relevante na vida política do Brasil até aquele momento.
A imagem dessa postagem é a pintura intitulada "Aclamação de D. Pedro", do artista francês Jean-Baptiste Debret, incluída em “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, França, 1834 a 1839. É o único quadro inacabado entre os estudos a óleo alusivos aos grandes eventos representados por Debret, pois Dom Pedro I comentou que não tinha interesse em encomendar uma versão maior do quadro. 😞🖼️👨🎨
#200anosdaaclamacaodedompedroI
#bicentenariodaindependenciadobrasil
#historiaimperialbrasileira
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário