sexta-feira, 4 de novembro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 04.11.22 - 100 Anos da Descoberta da Tumba de Tutankamon

💯🧐👑 A maior descoberta da Arqueologia moderna se deu há exatos 100 anos na data de hoje, dia 4 de novembro, quando Howard Carter, arqueólogo e egiptólogo, descobriu a entrada para o túmulo de TUTANKAMON, no Vale dos Reis, em Luxor. O pesquisador estava explorando o Vale dos Reis para George Herbert, o 5º Conde de Carnarvon. Naquela época, os artefatos requintados do rei Tut (como ele ficou conhecido) e o seu elaborado santuário fúnebre – que incluíam inúmeros objetos como carros de guerra, perfumes, estátuas guardiãs, remos de barcos e mais de 700 itens que ilustravam o dia a dia da realeza do Egito Antigo – cativaram o mundo e revelaram novas informações sobre o antigo Egito. Passado um século, esta descoberta continua a fascinar e a sua influência no campo da arqueologia é duradoura, bem como na identidade nacional egípcia.

Tutankamon (1346-1327 a.C. - décima oitava dinastia de faraós) era filho de Akhenaton ou Amenófis IV. Apesar de no reinado de Amenófis III se ter iniciado um conflito com o clero de Mona por motivos políticos, foi durante o reinado de Akhenaton que o conflito se acentuou, tentando protelar o culto ao deus Aton como único culto e destruindo templos onde era praticado o culto a Amon. Na sequência da morte de Amenófis IV, Tutankhamon tornou-se faraó com apenas 9 anos.

Na sequência da sua menoridade, Aye governou o Egito como regente, na sequência do assassinato da mãe de Tutankhamon. Durante o reinado de Tutankhamon, o clero de Amon voltou a ganhar influência, tendo se restaurado o culto a Ámon. Tutankhamon reinou apenas dez anos, e morreu aos 19 anos, provavelmente por causa de uma infecção de um ferimento na perna, tendo sido sepultado num túmulo privado. O faraó Tutankamon foi sepultado em 3 caixões inseridos dentro uns dos outros, dois deles feitos de madeira banhada a ouro e o terceiro, o caixão interior, feito de ouro puro com o peso de 110kg, só em ouro vale atualmente cerca de 4.000.000 de Euros.

Howard Carter (1874-1939) desde finais do século XIX tinha trabalhado com vários egiptólogos, tornando-se Inspetor Geral dos Monumentos Egípcios. A partir de 1908 desenvolveu investigações no Vale dos Reis com o apoio de Lord Carnavon, que se tornou seu mecenas. Nos inícios do século XX o complexo de Vale dos Reis caracterizava-se como muralhas de transposição de pedras difícil, com paredes em rocha, detritos e areia. Para além disso era um lugar desértico, quente, seco e inóspito, com terreno difícil de esquadrinhar. As escavações arqueológicas iniciaram-se em 1914, sendo interrompidas com o deflagrar da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e retomadas em 1917.

No vale de Tebas (atual Luxor) foram descobertos por Carter seis túmulos. Dos vários túmulos identificados, Carter tornou-se conhecido pela descoberta do túmulo de Tutankhamon em 04 de novembro de 1922. A descoberta do túmulo de Tutankhamon iniciou-se com a descoberta de um degrau com acesso a escadas que terminavam num corredor que se encontrava fechado por uma porta selada por símbolos reais de Tutankhamon. Em fevereiro de 1923, a câmara real que se encontrava selada por uma parede, foi aberta, e Carter viu o riquíssimo sarcófago do faraó.

Uma curiosidade sobre Tutankhamon, existe uma maldição que leva o seu nome e que foi usada para justificar a sequência de mortes dos arqueólogos que descobriram a sua tumba, em 1922. O fato ocorreu pouco depois da revelação da câmara mortuária do jovem faraó. Diz a lenda que na câmara mortuária tinha a frase: “A morte vai atacar com seu tridente aqueles que incomodarem o repouso do faraó”. Presume-se que os investigadores responsáveis pela descoberta do túmulo tenham morrido em decorrência do contato com bactérias de 3000 anos que foram libertadas e que atacava quem respirou o ar contaminado da tumba. Lenda ou realidada, o fato é que a maldição de Tutankamon inspirou dezenas de produções cinematográficas sendo a mais famosa a Trilogia "A Múmia" (1999, 2001, 2008), protagonizada pela dupla de atores Brendan Fraser e Rachel Weisz, disponível em vários serviços de streaming. 🎥🎞️📺

#100anosdadescobertadatumbadetutankamon
#historiadaarqueologia
#historiaegipicia

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...