domingo, 18 de dezembro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 18.12.22 - Termina a Copa do Mundo do Qatar de 2022

🏆⚽ 🌏 ⚽ 🤩 ⚽ 🌍 ⚽🏆

🥅⛹Terminou hoje, 18 de dezembro, a Copa do Mundo FIFA de 2022, vigésima segunda edição desse evento esportivo, um torneio internacional de futebol masculino organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) que ocorreu no Catar. Esta edição foi a primeira realizada no Oriente Médio, e foi a última a ter o formato de 32 equipes, uma vez que está prevista uma mudança no formato e número de equipes na edição seguinte, a de 2026, cujos países-sedes serão Canadá, Estados Unidos e México, passando para 48 equipes.

Com sete cidades-sede, o campeonato foi disputado entre 20 de novembro e 18 de dezembro de 2022, ao invés do período tradicional devido às altas temperaturas que o país sofre no meio do ano; esta foi a primeira vez em que uma Copa do Mundo foi disputada no final do ano. O mascote foi chamado de La'eeb. O significado do nome é "jogador super habilidoso", em árabe. O desenho do mascote é inspirado em lenços de cabeça tradicionais da cultura árabe.

Pela primeira vez na história da Copa do Mundo, o país-sede do mundial iniciou a competição com derrota, uma vez que o Catar foi superado num placar de 2x0 contra a seleção do Equador. A edição também ficou marcada pelas famosas zebras, que ocasionaram nas derrotas da Argentina contra a seleção da Arábia Saudita e do Brasil contra a seleção de Camarões, sendo ambos na fase de grupos.

A seleção de Marrocos acabou sendo a grande surpresa dessa Copa, uma vez que avançou para o mata-mata em uma inédita liderança, eliminando as fortes seleções da Espanha e Portugal nas oitavas e quartas de final, respectivamente, sofrendo suas únicas derrotas contra a França na semifinal e a Croácia na disputa pelo terceiro lugar. Foi também a primeira vez que uma seleção africana avança para uma semifinal da Copa do Mundo, além de conquistar a quarta posição, sendo também o melhor resultado do continente. 

A seleção francesa se juntaria a Itália (1934-1938), Brasil (1958-1962; 1994-1998-2002), Argentina (1986-1990) e Alemanha(1982-1986-1990) como a equipe que chegou a uma grande final em duas ou três vezes seguidas. A Argentina avançaria para uma decisão após oito anos, fazendo com duas seleções disputassem o tricampeonato, algo que só ocorreu em 1994, quando Brasil e Itália disputavam pelo tetracampeonato, conquistado pelo Brasil.

Em uma disputa nos pênaltis, o time argentino conquistou seu terceiro título em uma das finais sendo considerada a melhor de todos os tempos, quebrando um jejum de 36 anos sem ganhar uma Copa do Mundo, além de encerrar uma sequência de vitórias de times europeus imposta desde 2006, marcando a despedida de Messi dos campos e de Galvão Bueno das narrações esportivas em TV aberta.

🥇 Os prêmios individuais ficaram com:

✅ Revelação da Copa 🇦🇷 Enzo Fernández (Argentina)
✅ Melhor goleiro da Copa 🇦🇷 Emiliano Martínez (Argentina)
✅ Artilheiro da Copa 🇫🇫🇷 Kylian🇷 Mbappé (França) - 8 gols
✅ Melhor jogador da Copa 🇦🇷 Lionel Messi (Argentina)

🏆 A Classificação final ficou assim distribuída:

✅ CAMPEÃ 🇦🇷 ARGENTINA
✅ VICE-CAMPEÃ 🇫🇷 FRANÇA
✅ TERCEIRO LUGAR 🇭🇷 CROÁCIA
✅ QUARTO LUGAR 🇲🇦 MARROCOS

#Woldcup2022Qatar
#CopadoMundo2022
#MundialdeFutebol2022

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas 🖱️ Wikipedia, portais UOL, JC, e G1.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...