sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 13.01.23 - Morre o Compositor e Letrista Carlos Colla

🎶🖤🖊️🎸🧓 🎷✏️🖤🎶

✝️ LUTO 🖤 Mal o ano começou e já tivemos duas grandes perdas para a música brasileira. Semana passada foi a cantora e compositora Rita de Cássia (dia 3), autora do hit "Saga de Um Vaqueiro" e hoje perdemos o cantor, compositor, letrista e produtor musical CARLOS COLLA, aos 78 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, onde passou por uma cirurgia para tratar dois aneurismas na aorta abdominal. Segundo o filho, Carlos Colla Jr., o pai teve uma parada cardiorrespiratória, fruto de uma pneumonia e insuficiência renal.

Autor de inúmeros sucessos em vozes consagradas da MBP, Carlos Colla deixa um repertório de mais de 1.200 composições gravadas por artistas, como Roberto Carlos, Alcione, Chitãozinho e Xororó, Bruno e Marrone, Leonardo, Daniel, Matogrosso e Mathias, Chrystian e Ralf, Sandy e Junior, Menudo, Joanna, Elymar Santos, Tim Maia, Roupa Nova, Sandra de Sá, Legião Urbana e outros.

Carlos Colla nasceu no dia 5 de agosto de 1944, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e passou parte da infância e adolescência em Teresópolis, na Região Serrana. A primeira composição de Colla foi aos 14 anos, quando era estudante de teatro. Em 2011, o compositor lançou seu primeiro livro, o romance “A namorada”, pela Editora Prestígio, do grupo Ediouro.

No final da década de 1960, passou a viver na cidade do Rio de Janeiro. Ele iniciou a carreira nos anos 70, na banda O Grupo e logo nos anos seguintes, compôs músicas gravadas por Roberto Carlos, entre elas, o grande sucesso "Falando Sério". 

Colla é autor de diversos hits (com parceiros diversos) de Roberto Carlos ("Falando sério", "Negra", "Passatempo"), Alcione ("Meu vício é você", "Mulher ideal", "Além da cama"), Fafá de Belém ("Personagem", "Meu disfarce", "Será"), Joanna ("Teu caso sou eu", "Tua fera"), Roupa Nova ("Tímida"), Tim Maia ("Pede a ela"), Sandra de Sá ("Solidão", "Bye, bye tristeza"), Cauby Peixoto ("Spotlight") e Emílio Santiago ("Verdade chinesa"). Roberto Carlos gravou 44 canções de Carlos Colla, como “Falando sério”, parceria com Maurício Duboc.

Carlos Colla deixa três filhos, Carlos, Daniela e Laura, e 3 netos; além de milhares de fãs que ficarão saudosos de suas inesquecíveis composições. O Brasil perde um de seus maiores artistas! Sua vastíssima obra sempre será lembrada pelos amantes do boa música popular brasileira. 👏👏👏👏👏👏

#morreucarloscolla 🖤
#lutoporcarloscolla 😭
#adeuscarloscolla 👋

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre Rita de Cássia, outra compositora que faleceu este ano, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...