❤️🇧🇷 📚✍️ 🧑🦲 📚✍️ 🇧🇷❤️
🎉🎂 Num dia como hoje, 1° de fevereiro, há 60 anos, nascia em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, o historiador, filósofo, professor, palestrante e escritor LEANDRO KARNAL, considerado um dos maiores pensadores da atualidade. Ele tem livros e conteúdos que ajudaram a fomentar o pensamento crítico, social e intelectual da população. Ao lado de Mário Sérgio Cortella e Luiz Felipe Pondé levaram a filosofia à um status pop nos meios de comunicação.
Karnal durante a infância e parte da juventude foi católico praticante, chegou a frequentar o seminário para ser jesuíta e fez parte da sua formação na Companhia de Jesus; mas resolveu se afastar da religião e identificar-se como ateu. Em 1980 ingressou no curso de História na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em Porto Alegre, graduando-se em 1985. Foi professor do ensino fundamental e médio em escolas públicas e privadas.
Em 1987 Karnal mudou-se para São Paulo e ingressou no doutorado em História Social na Universidade de São Paulo (USP) concluído em 1994. Em 1996, Karnal passou a lecionar na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), permanecendo no cargo até 2020. Posteriormente concluiu sua especialização em História da América, doutorado em História Social pela USP e pós-doutorado pela UNAM, no México, e pelo CNRS, na França.
Assim, sua formação une história cultural, antropologia e filosofia, e suas publicações abordam temas como ensino, filosofia, história, política e comportamento. Karnal é colunista, além de inúmeras colaborações com artigos e entrevistas para veículos como Estadão, Globo, Exame, Istoé, Band, entre muitos outros. Entre 2017 e 2021 apresentou diariamente o quadro "Careca de Saber", na Band News TV, onde falava sobre religião, filosofia, história, política, comportamento etc. É requisitado para fazer palestra em todo o país sobre os mais diversos temas. Suas palestras podem ser vistas no seu canal no YouTube “Prazer, Karnal", onde divulga os seus vídeos.
Leandro Karnal é autor e coautor de diversos livros, dentre eles: Diálogo de Culturas (1998), Oriente Médio (2002), História da Cidadania (2003), Estados Unidos: a Formação da Nação (2005), Pecar e Perdoar: Deus e o Homem na História (2014), Felicidade ou Morte (escrito com Clóvis de Barros Filho) (2016), Todos Contra Todos: O Ódio Nosso de Cada Dia (2017), Crer ou Não Crer: Uma Conversa Sem Rodeios Entre um Historiador Ateu e um Padre Católico (escrito com Padre Fábio de Melo) (2017), O Inferno Somos Nós: Do Ódio à Cultura de Paz (escrito com Monja Coem) (2018), O Coração das Coisas (2019), Felicidade: Modos de usar (escrito com Mário Cortella e Pondé) (2019), O Dilema do Porco Espinho: Como Encarrar a Solidão (2019).
Recentemente, o escritor e palestrante assumiu o relacionamento amoroso com o cantor Vitor Fadul, de 27 anos, no início de janeiro deste ano, provocando reações homofóbicas e de apoio também. O casal está junto há quatro anos e assinou os papéis da união estável em 2022. Karnal contou que o casal decidiu não expor o relacionamento, mas sentiu que poderia servir de inspiração para outras pessoas.
Por meio de sua obra e atuação, Karnal ajudou a colocar a intelectualidade e conhecimento em um novo nível de importância, de uma maneira leve, acessível e crítica. Sua participação em debates na TV e no rádio, somada a uma carreira brilhante como professor e palestrante, o transformaram em uma das vozes mais respeitadas da atualidade dentro ou fora do meio acadêmico. 👏👏👏👏👏👏
#60anosdeleandrokarnal
#historiadafilosofiabrasileira
#grandespensadoresbrasileiros
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋 professor e historiador.
💻 Site consultados:
🖱️ E-Biografia
🖱️ O Pensador
🖱️ Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário