💪🏾👩🏽🦱 🌍 👨🏾🦱💪
🇿🇦 O dia 25 de maio celebra-se como Dia de África. Há precisamente 60 anos que foi criada a Organização de Unidade Africana com o objetivo de defender e emancipar o continente africano. Um dia que recorda a luta pela independência contra a colonização europeia e também contra o regime do Apartheid, simbolizando o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre.
África apresenta 30.230.000 km² de extensão territorial, distribuídos em 54 países, sendo a Nigéria o mais populoso. Em cinco desses países, fala-se português: Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Angola. A Guiné Equatorial também adotou o idioma.
O maior país de África é a Argélia, enquanto as ilhas Seychelles são o país mais pequeno. O ponto mais alto da África é o Kilimanjaro (5895 m). O Lago Assal em Djibouti é o mais baixo (155 m abaixo do nível do mar). Em África encontram-se o maior Rio do Mundo, o Rio Nilo e o maior deserto do mundo, o Sahara.
Trata-se do segundo continente com mais população do mundo e o continente ao qual pertence a grande parte da população desnutrida e onde se apresentam os maiores problemas sociais da atualidade. A África é uma das regiões mais diversas do mundo, em termos culturais, religiosos, étnicos, políticos e geográficos."
Acredita-se que a África seja o berço da humanidade, com evidências de que foi o primeiro continente habitado por seres humanos. Ao longo da história, a África foi colonizada por várias potências europeias, incluindo espanhóis, portugueses e franceses. Durante esse período, muitos africanos foram arrancados de suas terras e levados como escravos para outras partes do mundo pelos colonizadores europeus. A colonização resultou na divisão arbitrária da África, ignorando a realidade e a identidade dos povos locais. Tribos com diferenças culturais foram agrupadas, seguindo os interesses dos colonizadores. Somente após a Segunda Guerra Mundial, as colónias africanas começaram a procurar a sua independência.
No entanto, o continente ainda enfrenta diversos conflitos territoriais e religiosos, que refletem as tensões históricas e as complexidades políticas e étnicas da região. África continua a enfrentar desafios para alcançar a estabilidade e o desenvolvimento sustentável, enquanto busca a unidade e a superação das divisões do passado. Dos 30 países mais pobres do mundo, mais de 20 são africanos. Angola e África do Sul são os países com maior Produto Interno Bruto do continente. 💰💵💰
#diamundialdafrica
#historiaafricana
#geografiaafricana
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 🖱️ Perfil Antena 1 RTP
👉 Para saber mais sobre o Dia Mundial da África, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário