⚖ 📖 👨⚖ 📖 ⚖
🏛️ O plenário do Senado aprovou na noite de hoje, dia 21 de junho de 2023, a indicação do advogado CRISTIANO ZANIN ao Supremo Tribunal Federal (STF) por 58 votos a 18. Durante o dia, Zanin foi sabatinado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) por mais de oito horas. Ele defendeu o respeito às leis, à democracia e ao estado democrático de direito. Zanin recebeu 17 votos a mais do que o necessário para obter a aprovação no plenário da Casa, que conta com 81 membros. Por sua vez, André Mendonça, indicado por Jair Bolsonaro (PL) em 2021, recebeu 47 votos a favor e 32 contra. O relator da indicação presidencial foi o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).
Cristiano Zanin Martins, de 47 anos, ganhou notariedade nacional atuando na defesa de Lula durante os processos da Operação Lava Jato e na campanha ao Planalto em 2022. Considerando as atuais regras para aposentadoria no Supremo, ele poderá atuar por 28 anos no STF – até atingir 75 anos (2050).
Com a aprovação de Zanin, o STF iniciará os preparativos para a posse do advogado como o 11º ministro da Corte. A cerimônia deverá ocorrer em agosto, uma vez que o tribunal entra em recesso a partir do dia 1º de julho. Ele ocupará a cadeira anteriormente ocupada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.
Muitos senadores elogiaram a indicação de Lula e destacaram a carreira do indicado, como os senadores Weverton (PDT-MA), Fabiano Contarato (PT-ES), Rogério Carvalho (PT-SE) e Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da CCJ. Outros senadores comunicaram que votariam contra a indicação, como Sérgio Moro (União-PR), Magno Malta (PL-ES) e Jaime Bagattoli (PL-RO). 🤨😒😠
#zaninnosupremotibunalfederal
#historiajudiciariabrasileira
#historiadobrasilcontemporaneo
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Fontes consultadas:
📰 Agência Senado.
💻 Portais G1, R7, e UOL
🖱️ Sites dos Jornais O Globo e Estadão
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário