💣 🇩🇪😠 📜 😤🇩🇪 💣
📖✍️ Num dia como hoje, 28 de junho, há 104 anos, durante a Conferência de Paz de Paris, foi assinado o TRATADO DE VERSALHES, cujo objetivo era estabelecer oficialmente a paz entre a Alemanha e as potências aliadas, definindo as novas fronteiras europeias, o montante das reparações devidas pela Alemanha, as condições do desarmamento imposto ao país, entre outras medidas. Os principais líderes mundiais da época, Lloyd George (Inglaterra), Vittorio Emanuele Orlando (Itália); Georges Clemenceau (França) e Woodrow Wilson (EUA) costuraram os acordos (e desacordos) que resultaram neste armistício.
Ao final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Europa estava destruída. A belle époque (bela época) estava em escombros cobertos por sangue e lágrimas. Os líderes dos países vencedores reuniram-se em Versalhes para fazer o tratado pós-guerra. No dia 28 de junho de 1919, exatos cinco anos depois do começo de tudo, era assinado o Tratado de Versalhes, que apontou a Alemanha como a culpada pela guerra. Os alemães perderam territórios, colônias, tiveram que pagar indenizações. As principais medidas impostas à Alemanha pelo Tratado de Versalhes foram:
✅ Entregar a região da Alsácia-Lorena à França;
✅ Ceder outras regiões à Bélgica, á Dinamarca e a Polônia;
✅ Pagar uma enorme indenização em dinheiro aos países vencedores;
✅ Entregar quase todos os seus navios mercantes à França, Inglaterra e Bélgica;
✅ Reduzir o poderio militar dos seus exércitos sendo proibida de possuir aviação militar.
O ressentimento tomou conta da Alemanha. O tratado foi visto como humilhação. Lançava-se a semente do mal que brotaria com a ascensão do nazismo liderado por Adolf Hitler em 1933. Apesar de penalizar mais a Alemanha, a Itália também saiu prejudicada com o Tratado pois recebeu somente o Trentino-Alto Adige e o Friuli, que estavam em mãos austríacas e foi esnobada pelas outras nações vencedoras.
Curiosamente o Tratado de Versalhes foi assinado na mesma data (dia e mês) em que Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, foi vítima fatal de um atentado em Saravejo, capital da Bósnia, efetuado pelo estudante sérvio Gravilo Princip, ligado a uma organização terrorista chamada Unidade ou Morte, apoiada pelos sérvios.
Como a Sérvia não puniu o estudante que matou o príncipe, o Império Austro-Húnguro declarou em 28 de julho guerra à Sérvia, e no dia seguinte a Rússia mobilizou seus exércitos contra o Império Austro-Húngaro e contra a Alemanha, consequência da política de Alianças (Tríplice Entente e Tríplice Aliança) feitas pelas potências europeias anos antes do conflito.
Começava assim uma conflito que se arrastou por longos quatro anos, deixou mais de 10 milhões de mortos e 30 milhões de feridos, redesenhou o mapa geopolítico europeu com o desmembramento do Império Austro-húngaro (surgiram a Tchecoslováquia, a Hungria, a Polônia e a Iugoslávia; também surgiram após o conflito a Finlândia e as três repúblicas bálticas: Lituânia, Letônia e Estônia), e deixou um rastro de destruição de cidades, indústrias, plantações, etc... ⚰🔥🏭🔥🏤🔥 🛤️🔥⚰
#104anosdotratadodeversalhes
#historiadaprimeiraguerramundial
#rendicaoalemanaprimeiraguerra
#tratadodeversalhes
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre o atentado que matou Francisco Ferdinando, acesse:
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2021/06/hoje-na-historia-280621-107-anos-do.html
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário