🇧🇷 📖✍️ 👴 📖✍️ 🇧🇷
🎉📚 Nascido a 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro, VINÍCIUS DE MORAES foi, além de um dos mais importantes poetas da segunda fase do modernismo, cronista, jornalista, diplomata, crítico de cinema, cantor e compositor de música popular brasileira.
Como compositor, no plano da música popular brasileira, foi um dos expoentes da bossa nova e autor de grandes sucessos como "Chega de Saudade", "Garota de Ipanema" ou "Insensatez". Fez parcerias com grandes artistas como Tom Jobim, João Gilberto, Chico Buarque, Toquinho, Carlos Lyra e Baden Powell.
Formado em Direito, lançou em 1933 o seu primeiro livro, "Forma e Exegese". Em 1939, quando morava em Londres, estudou Literatura Inglesa na Universidade de Oxford e trabalhou na rádio BBC. Enveredou pela carreia diplomática de 1943 até 1968, quando foi exonerado do cargo.
Nos anos 50, dedicou-se à música popular brasileira e compôs os seus primeiros sambas. Fez parte da criação da bossa nova, juntamente com Antônio Carlos Jobim, por alturas do lançamento do álbum "Canção do Amor Demais" (1958).
A sua peça "Orfeu da Conceição" foi adaptada para o cinema, tenho ganho o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e a Palma de Ouro em 1960. Acompanhado de Toquinho, o poeta dedicou em grande parte os seus últimos anos à música. Vinicius de Moraes morreu no Rio de Janeiro a 9 de julho de 1980, aos 66 anos. 😞😓😥😢😭
#110anosdonascimentodeviniciusdemoraes
#historiadaliteraturabrasileira
#GrandesPoetasBrasileiros
📚 Créditos do Texto 💻 Perfil da Antena1 RTP
👉 Para saber mais sobre Vinícius de Moraes, acesse:
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2021/10/hoje-na-historia-191021-108-anos-do.html
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário