quinta-feira, 16 de novembro de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 16.11.23 - 101 Anos do Nascimento de José Saramago

🇧🇷 📖✍️ 👴 📖✍️ 🇧🇷

🎉📚  Num dia como hoje, 16 de novembro, há 101 anos, nasceu na aldeia de Azinhaga, província do Ribatejo, na cidade de Golegã, em Portugal, o escritor, argumentista, teatrólogo, ensaísta, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta JOSÉ SARAMAGO, considerado um dos escritores mais importantes da língua portuguesa e um dos grandes nomes da literatura mundial, e o primeiro escritor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura em 1998 com a obra Ensaio sobre a Cegueira.

Os pais de Saramago emigraram para Lisboa quando ele não havia ainda completado dois anos. A maior parte da sua vida decorreu, portanto, na capital, embora até aos primeiros anos da idade adulta fossem numerosas, e por vezes prolongadas, as suas estadas na aldeia natal.

Fez estudos secundários (liceais e técnicos) que, por dificuldades econômicas, não pode prosseguir. Exerceu diversas profissões: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, tradutor, editor, jornalista. Publicou o seu primeiro livro, um romance, "Terra do Pecado", em 1947, tendo estado depois longo tempo sem publicar (até 1966). Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de diretor literário e de produção. Colaborou como crítico literário na revista  "Seara Nova".

Em 1972 e 1973 fez parte da redação do "Diário de Lisboa", onde foi comentador político, tendo também coordenado o suplemento cultural daquele jornal. Pertenceu à primeira Direcção da Associação Portuguesa de Escritores e foi, de 1985 a 1994, presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores. Entre Abril e Novembro de 1975 foi diretor-adjunto do jornal  "Diário de Notícias".

A partir de 1976 passou a viver exclusivamente do seu trabalho literário, primeiro como tradutor, depois como autor. As publicações mais recentes que antecederam o Prémio Nobel da Literatura que José Saramago venceu em 1998 foram: O Evangelho Segundo Jesus Cristo, 1991 ; Ensaio Sobre a Cegueira, 1995 e Todos os Nomes, 1997.

Sua obra mais polêmica é O evangelho segundo Jesus Cristo (1991), que gerou muitas críticas ao autor na época de sua publicação. Mas a obra mais conhecida é Ensaio sobre a cegueira (1995), devido à sua bem-sucedida adaptação para o cinema, transformado em filme pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles em 2008.

Casou com Pilar del Río em 1988, e em fevereiro de 1993, decidiu dividir o seu tempo entre a residência habitual em Lisboa e a ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias. Saramago era comunista e sempre causou polêmica com suas teorias e provocações, o que irritava muita gente (e inspirava muitas outras).

Autor de 20 romances, fora poesias, crônicas, contos e peças para teatro, Saramago morreu no dia 18 de junho de 2010, em sua residência em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, onde morava desde 1993.

Sua escrita única não respeita regras formais de pontuação e parágrafo, dando um tom de conversa nos textos.
Homem corajoso, foi feroz crítico da religião e não se esquivou de posicionamentos políticos polêmicos. 
Em sua obra encontramos paixão, angústias, amor, consciência sobre a vida e o tempo e constantes convites a reflexões profundas. Contemplado com diversos prêmios, é o único autor de língua portuguesa com prêmio Nobel de literatura. A leitura de sua obra, além de prazerosa, tem muito a nos ensinar! 👏👏👏👏👏👏

#101anosdonascimentodejosesaramago
#historiadaliteraturamundial
#GrandesAutoresPortugueses

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre Luís Vaz de Camões e Fernando Pessoa, dois grandes autores portugueses, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...