🎶🖤🎤🎸 🧔 🎹 🎤🖤🎶
😓🖤 Num dia como hoje, 24 de novembro, há 32 anos, morria em Londres, na Inglaterra, o cantor, pianista e compositor britânico FREDDIE MERCURY, vítima de complicações da Aids. Ele assumiu publicamente que tinha a doença na véspera da sua morte, em Londres. Durante sua carreira com o Queen, Mercury realizou mais de setecentos concertos ao redor do mundo. Como compositor, Mercury criou a maioria dos grandes sucessos da banda, como "We Are the Champions", "Love of my Life", "Killer Queen", "Bohemian Rhapsody", "Somebody to Love" e "Don't Stop Me Now".
Nascido a 5 de setembro de 1946, na cidade de Stone Town, atual Tanzânia, Farrokh Bulsara ficou conhecido como Freddie Mercury. O seu talento musical revelou-se pela primeira vez durante os seus primeiros anos como estudante do St. Peter Boarding School, um colégio interno de estilo inglês, perto de Bombaim (ou Mumbai) na Índia. Nesta época, ele começou a ser chamado de Freddie. A violenta Revolução de Zanzibar de 1964 fez com que os Bulsaras fugissem para Inglaterra, onde foram acolhidos por familiares.
Freddie estudou Design Gráfico e Ilustração no Ealing College of Art, onde se licenciou em 1969, com 23 anos. A seu especial apreço por Jimi Hendrix levou-o a juntar-se a uma série de bandas. A mais promissora, Smile, transformou-se nos Queen. Foi nessa altura que trocou o seu nome de família pelo apelido "Mercury". A sua característica voz de barítono e a sua capacidade de alargar o alcance vocal de três oitavas fizeram dele um dos vocalistas mais carismáticos do universo do rock.
Musicalmente ousados e diversificados, os álbuns dos Queen apresentaram uma série de canções que tanto subvertiam como celebravam vários gêneros. "Radio Ga Ga" é da autoria do baterista Roger Taylor, "Another One Bites the Dust" e "You're My Best Friend" foram compostos pelo baixista John Deacon, enquanto o guitarrista Brian May escreveu "We Will Rock You".
Os Queen compuseram também temas para a banda sonora de "Flash Gordon" (1980). Em 1985, como parte de um cartaz de grandes estrelas, Freddie Mercury e os Queen dominaram o megaconcerto Live Aid. Na véspera do dia em que morreu, a 24 de novembro de 1991 (com 45 anos), revelou numa declaração que tinha VIH/sida. Sua vida virou filme em 2018. Bohemian Rhapsody, dirigido por Bryan Singer e Dexter Fletcher, conquistou vários prêmios, dentre eles o Oscar de Melhor Ator (2019) para Rami Malek, que interpretou o saudoso Freddie Mercury. 👏👏👏👏👏👏
#32anosdamortedefreddiemercury
#historiadamusicainternacional
#saudadesdefreddiemercury
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Fontes consultadas:
💻 Perfil da Antena 1 RPT
📺 Canal History Channel Brasil
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário