🌐🤝 👨🏾🦰👩🦰👦🏽 🤝🌐
🕊️📜 Num dia como hoje, 10 de dezembro, há 75 anos, foi proclamada pela Assembleia Geral da ONU a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (DUDH), como um “ideal a atingir por todos os povos e todas as nações”; por isso hoje celebramos o DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS, um tributo ao compromisso incansável de defender esses direitos que tantas vezes e em tantas situações assistimos a ser atropelados.
Este ano, o tema do Dia dos Direitos Humanos é "Dignidade, Liberdade e Justiça para Todos", uma chamada à ação refletida no lema #StandUp4HumanRights. A Declaração Universal destaca a igualdade inerente a todos os seres humanos, independente de características como raça, gênero, religião, ou qualquer outra distinção.
Os direitos humanos foram estabelecidos em 1948, após a Segunda Guerra Mundial, como uma resposta às atrocidades cometidas durante esse período sombrio da história. Eles foram criados para proteger e promover os direitos fundamentais de todas as pessoas. Os direitos humanos podem ser definidos como o “conjunto de lutas pela dignidade”, cujos resultados serão alçados por meio de normas e políticas públicas adequadas, capazes de proporcionar a compreensão e aplicação por meio dos contextos históricos concretos.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos contempla um extenso rol de direitos, dentre os quais destacam-se: (I) o direito à liberdade, igualdade em dignidade e direitos (artigo 1); (II) o direito à igualdade e a vedação ao tratamento discriminatório (artigo 2 e VII); (III) o direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal (artigo 3); (IV) a proibição à escravidão – em todas as suas formas (artigo 4); (V) a vedação à tortura (artigo 5); (VI) o direito de ser considerado como “pessoa” perante a lei em todos os lugares (artigo 6), dentre outros.
São direitos essenciais para a construção de uma sociedade justa e inclusiva. Eles buscam garantir que todos tenham acesso à educação, saúde, moradia, trabalho digno e liberdade de expressão. Além disso, protegem contra a discriminação, a tortura, a escravidão e outras formas de violência e opressão. Os direitos humanos são universais e inalienáveis. Ao reconhecermos a importância dos direitos humanos, renovamos nosso empenho em construir sociedades onde a compaixão prevalece sobre a intolerância, e onde cada pessoa pode viver plenamente, protegida contra a discriminação e a injustiça.
No entanto, mesmo após 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ainda enfrentamos desafios e violações desses direitos. É importante estarmos atentos e engajados para combater a discriminação, a desigualdade e a injustiça em todas as suas formas.
Vamos aproveitar este dia para refletir sobre a importância dos direitos humanos em nossas vidas e na sociedade. Vamos nos unir na luta por um mundo mais justo, igualitário e respeitoso. Neste dia, instigamos a reflexão sobre o que cada um de nós pode fazer para contribuir ativamente no avanço do respeito aos direitos humanos, promovendo a construção de uma sociedade mais justa, onde a equidade e a dignidade prevalecem. Juntos, podemos fazer a diferença! A luta pela justiça e igualdade é contínua. ✊⚖️📜✊🏾
#75anosdaDeclaracaodosDireitosHumanos
#DiaInternacionalDosDireitosHumanos
#DireitosHumanos #Igualdade #PazMundial
#Justiça #Igualdade #Respeito #Compromisso
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, acesse:
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2021/08/hoje-na-historia-260821-232-anos-da.html
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário