🎶🖤🎤🎸 👨🦱 🎷🎤🖤🎶
😓🖤 No dia 20 de dezembro de 2013, a música brasileira perdia Reginaldo Rodrigues dos Santos, mais conhecido pelo nome artístico de REGINALDO ROSSI, patrono da música brega, aos 69 anos de idade. E como professa a letra, quem não lembra com muita saudade dos shows animadíssimos do Rei do Brega, de suas piadas e causos contados nos shows e programas de rádio que participava? Dono de uma versatilidade para cantar as dores e frustações amorosas da gente simples como ele, Rossi se afirmou como um ícone da música popular nordestina.
Natural da capital pernambucana, o cantor foi criado no bairro dos Coelhos, área central do Recife, que hoje tem uma praça com seu nome – em 2021 uma estátua sua foi inaugurada no Pátio de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista, no centro recifense. Antes de se lançar nacionalmente como cantor e compositor, Reginaldo Rossi foi professor de matemática e estudou engenharia. Embora seja conhecido como o Rei do Brega, Reginaldo Rossi iniciou sua carreira cantando Iê-iê-iê. Fazia parte do conjunto The Silver Jets. Seu primeiro sucesso foi "O pão", no disco do mesmo nome, em 1964.
Em 1970, com a música "Mon amour, meu bem, ma femme", o disco "À procura de você" fez sucesso, foi quando ele deixou a fase de roqueiro, para se dedicar à música mais popular. Reginaldo Rossi começou a ser descoberto na região Sudeste graças a canções como "Garçon" (seu maior sucesso até hoje) e "A Raposa e as Uvas".
No dia 9 de novembro de 2013 passou por um procedimento chamado toracocentese, que retirou dois litros de líquido acumulados entre a pleura e o pulmão. O resultado da biópsia, divulgado dois dias depois, confirmou o diagnóstico de câncer de pulmão. O seu corpo foi sepultado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Região Metropolitana de Recife. Ele deixou o filho Roberto Rossi e a esposa Celeide Neves. Oito meses após sua morte, sua viúva morreu, aos 67 anos, também no Recife, de infarto, em 15 de agosto de 2014.
Em 2024, o artista será o homenageado do Galo da Madrugada, o principal bloco de Carnaval do país. Desde 2018, o Dia do Brega no Recife é celebrado no dia 14 de fevereiro, data do aniversário de Reginaldo Rossi. Nos últimos dez anos, o ritmo ganhou mais espaço na cena cultural local e também teve adaptações e reforço das raízes. Atualmente, o brega é patrimônio imaterial do Recife. 👏👏👏👏👏👏
#10anosdamortedereginaldorossi
#historiadamusicabrasileira
#ReginaldoRossiEternoReidoBrega
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋 professor e historiador.
📖 Fontes consultadas:
💻 Portais G1, R7 e UOL
🖱️ Enciclopedia Itaú Cultural
🎼 Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira
💔 Para saber mais sobre Reginaldo Rossi, o eterno Rei do Brega, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário