sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 12.01.24 - 80 Anos do Nascimento de Lia de Itamaracá

🎶❤️🎤🎺 👵🏾 🎷🎤❤️🎶

🎉🎼 Num dia como hoje, 12 de janeiro, há 80 anos, nascia na ilha de Itamaracá (descendendo do Povo Djoula, da Guiné-Bissau), Maria Madalena Correia do Nascimento; dançarina, compositora e cantora de ciranda conhecida artisticamente como LIA DE ITAMARACÁ. Ela ficou conhecida nos anos 1960, quando Teca Calazans, ao cantar os versos cantados pela cirandeira, acrescentou: “Esta ciranda quem me deu foi Lia, que mora na Ilha de Itamaracá”. Ícone da cultura pernambucana, Lia de Itamaracá será homenageada juntamente com Claudionor Germano e Alceu Valença, pelo governo de Pernambuco, no Carnaval 2024.

Lia de Itamaracá começou a cantar com 12 anos, e gravou seu primeiro disco, A Rainha da Ciranda, em 1977. Na Ciranda, o passado ancestral se encontra com o presente e toma forma de Griô, autêntica depositária da tradição oral africana, na sua poesia, música, dança, estética, vestuário, adereços e na contação de histórias. A fama veio ao participar do "Abril pro Rock", em 1998. No dia 27 de agosto de 2019, recebeu o título de "Doutora Honoris Causa" da Universidade Federal de Pernambuco.

Depois de anos de ostracismo, redescoberta durante a era manguebeat, assim  como vários artistas da cultura popular, Lia de Itamaracá recebe as flores em vida cantadas por Nelson Cavaquinho, Patrimônio Vivo, e prestigiada, em sua terra. Desde os anos 90 do século passado, Lia não para. Levou a ciranda pro outro lado do Atlântico. Voltou a gravar com frequência, inclusive um disco, produzido por DJ Dolores, em que trilha outros caminhos sonoros, ganhou biografia, e virou ocupação.

A Ocupação Lia de Itamaracá, esteve de abril a julho de 2022, exposta no Itaú Cultural, em São Paulo. No dia 21 de março esteve no Paço do Frevo, em Recife, onde ficou até 21 de junho de 2022. A Ocupação Lia de Itamaracá – Paço do Frevo – foi composta por documentos, figurinos, objetos pessoais, fotografias, mobiliários e diversos recursos audiovisuais, como videoclipes e imagens recentes de apresentações da artista pelo mundo, com curadoria da jornalista Michelle Assumpção, biógrafa de Lia.

No exato dia em que completa 80 anos, em 12 de janeiro de 2024, Lia de Itamaracá comandará um amplo festival, realizado onde tudo começou: Praia de Jaguaribe, na Ilha de Itamaracá, Litoral Norte de Pernambuco. Em sua terceira edição, o Festival O Canto da Sereia cresceu pela grandiosidade da ocasião, sendo realizado da sexta (12) até o domingo (14), trazendo movimentação cultural e turística para a Ilha. Serão três palcos: Palco Estrela de Lia, Palco Lia de Itamaracá e Palco Som na Rural. Além da própria cirandeira, a programação conta com atrações como Nação Zumbi, Mestre Anderson Miguel, Natascha Falcão (indicada ao Grammy Latino 2023), Catarina de Jah e Isaar. Lia iniciou uma campanha de arrecadação para manutenção dos espaços culturais localizados em Itamaracá, que são o Centro Cultural Estrela de Lia e a Embaixada da Ciranda.

A cirandeira mais importante do Brasil, será a homenageada em duas escolas de samba, a Império da Tijuca, do Rio de Janeiro, e Nenê de Vila Matilde, de São Paulo. Além disso, já atuou na telona em filmes como Bacurau.

Lia de Itamaracá é mais do que uma cirandeira. É um patrimônio vivo da autêntica cultura do litoral pernambucano, cuja ciranda é uma dança reconhecidamente das populações que vivem nas praias. Celebramos a vida de Lia de Itamaracá, que hoje comemora 80 anos. Patrimônio Vivo de Pernambuco, Comendadora da Ordem do Mérito Cultural pela Presidência da República e Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco. 👏👏👏👏👏👏

#80anosdonascimentodeliadeitamaraca
#historiadaculturapernambucana
#historiadamusicalidadepopular
#LiadeItamaraca80Anos

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

🖱 Portais de Notícias de Pernambuco: JC On Line, Leia Já, e G1-PE.

👉 Para saber mais sobre Dona Duda Cirandeira, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...