sábado, 10 de fevereiro de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 10.02.24 - Centenário do Nascimento de Carlos Gonzaga

🎶💯🎙 👴🏾 🎸💯🎶

🎉🎂🎼 Num dia como hoje, 10 de feveiro, há exatamente 100 anos nascia no município de Paraisópolis, no Estado de Minas Gerais, José Gonzaga Ferreira, que ficaria nacionalmente conhecido como CARLOS GONZAGA, um dos pioneiros do rock brasileiro. Ele fez sucesso nacional, no final da década de 1950, com a versão da música “Diana” (gravação original de Paul Anka), e com outras versões, como “Oh Carol”, “Bat Masterson” e “Cavaleiros do Céu”. 

Antes de tornar-se nacionalmente conhecido, fez algumas apresentações amadoras em sua cidade. Na década de 1940, mudou-se para São Paulo (SP), onde participou pela primeira vez de um programa de calouros. Incentivado por colegas e amigos, continuou a participar de programas de calouros e ganhou várias vezes o primeiro lugar, o que fez com que fosse contratado como cantor fixo da Rádio Tupi. Lançou seu primeiro disco em 1958, intitulado “Quisera Te Dizer”.

Sua primeira incursão pelo rock aconteceu em 1957, com Você É O Meu Destino e Por Que Chorar? Versões, respectivamente, de Who’s Sorry Now, balada que fez sucesso com Connie Francis, e You Are My Destiny,  de Paul Anka. No ano seguinte, com a versão de Fred Jorge para Diana, de Paul Anka, Carlos Gonzaga disputava as paradas com Chega de Saudade, de Tom e Vinicius, a música que deflagrou a bossa nova. Seria o primeiro grande sucesso do rock no Brasil. Cely Campello estouraria no na seguinte com Estúpido Cupido, de Neil Sedaka e Howard Greenfield, também em versão de Fred Jorge.

Além de negro, Gonzaga era um ancião pelos padrões da época em que estourou artisticamente. Em 1958, estava com 34 anos (três anos mais velho do que Tom Jobim, e sete anos a mais do que João Gilberto). Tinha 43 anos, em 1967,  quando emplacou seu último sucesso, Juramento de Playboy (Pepe Ávila), no auge da Jovem Guarda.

Carlos Gonzaga viveu seus últimos dias na Itália, morando com a família, quando veio a falecer de causas naturais em 25 de agosto de 2023, aos 99 anos de idade. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Monumental da cidade de Velletri (RM) na Itália no dia 28 de Agosto de 2023, às 10h00 da manhã no horário local (5h da manhã no horário de Brasília). Até hoje, seus fãs saudosos lembram de suas músicas icônicas, que embalaram amores e romances durante décadas. 🎧💓🎵 👏🏽👏🏽👏🏽

#100anosdonascimentodecarlosgonzaga
#centenariodecarlosgonzaga
#historiadamusicabrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

💻 Wikipedia e site Teles Toques
🎼 Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira

👉 Para saber mais sobre Jerry Adriani, outro nome ligado à Jovem Guarda, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...