sábado, 20 de abril de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 20 de Abril - Dia Internacional da Maconha

🥴 🌿 🚬 🌿 🥴

🚨 Antes de começar a leitura deste post, que fique claro que o objetivo dele NÃO É FAZER NENHUM TIPO DE APOLOGIA AO CONSUMO DE DROGAS, sejam elas ilícitas ou não, mas despertar para o debate a respeito do tema. 🚨

Todo dia 20 de abril – ou 4/20, nos Estados Unidos, segundo o formato inglês de data – é celebrado no mundo todo o DIA INTERNACIONAL DA MACONHA. Ou Pot Day, como é conhecido em outros países. Você sabe por quê?

Existem diversas crenças em torno da escolha do dia 20 de abril como o dia oficial da maconha. A mais famosa é a da década de 1970, de um grupo de estudantes do ensino médio de San Rafael, no estado norte-americano da Califórnia. No outono de 1971, cinco adolescentes encontraram um mapa desenhado a mão. E, com ele, supostamente chegariam à localização de uma plantação de maconha em Point Reyes, próximo a San Francisco.

Eles resolveram encontrar o “tesouro” e marcaram de se reunir para a expedição as 4h20 da tarde. Nunca encontraram a plantação, mas a hora do encontro passou a ser um ritual e uma senha para a confraria de amigos. E rapidamente se espalhou para outras rodas de amigos, no que poderíamos chamar de ciclo sem fim. A história foi descrita Steven Hager, ex-editor do jornal High Times, focado em maconha, ao New York Times.

Uma outra crença comum é que 420 era a polícia da Califórnia ou o código penal para a maconha. Mas não há muitas evidências sobre essa teoria.

Há também a versão de que existem 420 compostos químicos ativos na maconha, daí uma conexão óbvia entre a droga e o número. Mas esse número é, na verdade, superior a 500 – sendo mais de 100 canabinoides. Algumas suposições envolvem a banda The Grateful Dead e afirmam que o 420 era seu número favorito para os quartos de hotéis de suas turnês psicodélicas.

Seja qual for a verdade, o termo já faz parte do vocabulário: o dicionário em inglês Oxford o reconhece como "gíria americana" para a maconha, enquanto a enciclopédia britânica indica que a expressão é de "uso habitual" e apresenta "hippie lettuce" (alface hippie) como alternativa.

Na prática 4:20 se tornou universal símbolo da cultura canábica em todo o mundo. Em países onde o consumo adulto da Cannabis já está legalizado, festas e festivais são amplamente promovidos para celebrar o Dia da Maconha.

A maconha é polêmica em todo o mundo. Há locais onde a venda e o consumo são permitidos em determinadas circunstâncias e sob regras claras e específicas, inclusive para uso medicinal. Há locais onde é proibida, como no Brasil. Não obstante, há pessoas que lutam pela sua descriminalização. 

Em 2019, ao menos 30 estados dos EUA permitiam algum uso da maconha, ainda que nem todos autorizassem o uso recreativo. Na maior parte, a liberação estava vinculada a recomendação médica.

Embora não seja muito diferente de fumar um cigarro comum, com os mesmos riscos de câncer e outras doenças relacionadas ao trato respiratório, ainda assim é o tipo de perigo que até mesmo os mais entusiastas do uso médico da planta recomendam evitar. O dia em que se comemora o uso medicinal da maconha é 27 de novembro. ⚕🌿💊

#diainternacionaldamaconha
#historiadosalucionogenos
#weed'sday

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

💻 Portais G1 e UOL
📰 Jornal Folha de São Paulo

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...