sábado, 13 de julho de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 13.07.24 - 65 Anos do Nascimento de Ermelinda Andrade

🏫 📝❤️ 👩‍🦱 ❤️📚 🎒

🌹🎉 Num dia como hoje, 13 de julho, há 65 anos, nascia na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, ERMELINDA ANDRADE, que durante doze anos (2010-2022) exerceu a função de secretária da EREM Professora Amarina Simões, localizada no bairro do Nobre, na cidade do Paulista. Com uma uma trajetória profissional sólida e bem construída, Ermelinda, ou melhor, Erme como era chamada pelos seus colegas de trabalho exerceu dezenas de cargos e funções dentro da gestão pública de ensino em vários governos.

Eremelinda formou-se em Pedagogia, concomitantemente com o magistério, este na Escola Polivalente Compositor Antônio Maria, em Rio Doce, Olinda, em 1984. No primeiro semestre de 1985, aos 26 anos de idade, já casada e mãe de 2 filhos, ela se inscreveu no concurso público da rede estadual de Pernambuco para ser professora primária. Sua primeira localização como professora da rede estadual foi na Escola Professor Arnaldo Carneiro Leão, em Maranguape I.

Em 1990, a Secretaria de Educação abriu seleção para Inspetor Escolar. Ermelinda se inscreveu e foi classificada para a GRE Metropolitana Norte, onde permaneceu por 4 anos, como inspetora no município de Paulista e após esse período, assumiu a chefia desta equipe.

Assumiu também as funções de Chefe de Divisão na então Diretoria de Normatização do Estado, Supervisora Regional pela Secretaria Estadual de Educação (SEE), atuando em Petrolina, e posteriormente a Superintendência desta equipe durante 8 anos no Governo Jarbas Vasconcelos. Com a modificação do Organograma da SEE, passou ao cargo de Gestora de Gestão Escolar. Após o Governo Jarbas, Ermelinda voltou para a GRE METROPOLOTANA NORTE, onde exerceu a função de Técnica da Equipe de Normatização.

Após o processo seletivo para Chefe de Secretaria de Escolas Integrais, ela acabou sendo nomeada para ser secretária na EREM Padre Osmar Novaes, em Paratibe; e posteriormente para dar início ao processo da implantação do Integral na EREM Professora Amarina Simões, no bairro do Nobre, assumindo a secretaria da escola.

Em agosto de 2022, Ermelinda foi diagnosticada com um câncer na região do esôfago e mesmo recebendo tratamento adequado, não resistiu e partiu serenamente em 20 de dezembro de 2022 deixando saudosos centenas de estudantes, profissionais de ensino, familiares e pessoas da comunidade que tinham por ela uma relação ímpar de carinho, respeito e sobretudo amizade.

Quem conheceu Ermelinda, sabe disso que ela foi importante na vida de cada um que a conheceu. Merece todas as homenagens e a principal delas é que seu exemplo seja seguido e sua memória jamais seja esquecida. 👏👏👏👏👏👏

#65anosdonascimentodeermelindaandrade
#historiadaeducacaopernambucana
#GrandesEducadorasPernambucanas

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fonte Consultada: "Vida Profissional", escrito pela própria Ermelinda Andrade em abril de 2019 para a Revista da GRE Metropolitana Norte.

👉 Ermelinda Andrade era membra de todos os grupos e perfis do projeto Muita História pra Contar, sendo um de seus principais incentivadores. Este post é mais do que uma postagem do projeto, é uma homenagem aquela que durante anos curtiu, compartilhou, comentou, sugeriu e aplaudiu este projeto. A ela, nossa eterna gratidão. 🙏⏳🙏⌛🙏

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...