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🎉 Num dia como hoje, 19 de agosto, há 15 anos era inaugurado o Terminal Integrado Pelópidas Silveira, na interseção entre dois importantes corredores viários da cidade: a PE-15, que corta Olinda e Paulista, e a PE-22, que liga os bairros de Paulista à região das praias da cidade. O terminal passou a ser o maior já construído dentro do Sistema Estrutural Integrado – SEI – beneficiando cerca de 85 mil usuários das cidades de Igarassu, Abreu e Lima e Paulista.
Construído em uma área de 29 mil metros quadrados, com um investimento de aproximadamente R$ 6,5 milhões, o terminal começou a operar com 19 linhas. A área de operação, com 19 pontos para embarque e dois desembarque, com capacidade para acomodar simultaneamente 181 ônibus - sendo os 144 da frota em operação e 37 da frota reserva. Na área interna do T.I. foram colocados também lanchonetes e boxes comerciais, além de quatro banheiros públicos.
A inauguração contou com a presença das seguintes autoridades na época: o governador, Eduardo Campos, o secretário das Cidades, Humberto Costa, o presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto, e os deputados estaduais Sergio Leite, Amaury Pinto e Ceça Ribeiro além de representantes dos municípios da Região Metropolitana do Recife.
O T.I. Pelópidas Silveira homenageia o ex-prefeito do Recife, pioneiro na implementação dos primeiros ônibus elétricos (trólebus) na cidade do Recife cujo operação teve início em 13 de maio de 1960, na gestão de Miguel Arraes, pela extinta Companhia de Transportes Urbanos - C.T.U. Apesar de defender a ideia de uma área metropolina (influenciado pelo urbanista Antônio Baltar), Pelópidas Silveira poucas vezes esteve em Paulista, o que gerou insatisfação na escolha do nome do homenageado, sem nenhuma ligação com a História da Cidade (vale lembrar que a maioria dos T.I. tem nomes dos lugares onde se localizam).
Em 2014 após a licitação do transporte público da região metropolitana do Recife, o T.I Pelópidas Silveira passou a ser operado pelo Conorte, constituído por três empresas da região Norte do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP): Transportadora Itamaracá, Cidade Alta Transportes e Turismo e Rodotur Turismo. A operação de transporte do Conorte atende a oito municípios do Grande Recife e tem algumas das linhas mais extensas do sistema.
A parte física, estrutural, é da competência da NOVA MOBI, que venceu a licitação para gerir os terminais integrados da região metropolitana do Recife nos próximos 35 anos (começando a partir de 2022), num modelo de PPP - parceria público privada.
Em 2015, inicia-se a operação de duas linhas do sistema de BRT “Via Livre” e integra mais outra vinda de Igarassu: 1976 TI Pelópidas (PCR) e 1979 T.I. Pelópidas (Dantas Barreto). Com a Inauguração do Terminal Integrado de Abreu e Lima em 2016, outros seis terminais tiveram mudanças suas operações, incluindo o T.I. Pelópidas. O Terminal perdeu 7 linhas e ganhou outras 10 linhas. Atualmente 21 linhas atuam neste TI.
A pandemia da covid-19 em 2020 reduziu o fluxo de pessoas ao T.I. Pelópidas e consequentemente algumas linhas deixaram de operar na época, sendo restabelecidas depois.
A Principal proposta do Sistema Estrutural Integrado é racionalizar as linhas de ônibus vindas dos vários bairros da R.M.R. em direção ao centro do Recife, melhorando o trânsito nas principais artérias da cidade e a redução tarifária para o usuário.
E também a possibilidade de pegar mais de dois ônibus sem precisar pagar outra passagem, até que houve a implantação da chamada integração temporal que limita o uso da mesma passagem em até duas horas dentro dos terminais, o que vem sendo motivo de insatisfação dos usuários porque nem sempre o coletivo consegue fazer o percurso no tempo estipulado. A maioria acaba pagando outra passagem, na prática.
Esse sistema esbarra no principal motivo das reclamações dos consumidores do serviço: o tempo de espera nos terminais de integração. 15 anos após sua inauguração, o T.I. Pelópidas Silveira carece de muitas melhorias, tanto estruturais, quanto funcionais, principalmente no atendimento da demanda de usuários, cotidianamente obrigados a disputar espaços em ônibus super lotados, ainda mais levando-se em conta o crescimento da cidade e os novos empreendimentos imobiliários que vem sendo construídos. 🏬🏬🏬
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🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Leia também no site J.R.S. Conta as Histórias do Paulista, o primeiro site com a História de nossa cidade.
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