sábado, 14 de dezembro de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 14.12.24 - Braga Netto é o primeiro General Quatro Estrelas a ser preso no Brasil

😱 🚔´👮🏽 👨‍✈️ 👮🏽 🚔 😱

🚨 A Polícia Federal prendeu hoje, 14 de dezembro de 2024, no começo da manhã, o General Braga Netto, (ele foi candidato à vice presidente na chapa de Jair Bolsonaro). Ele foi detido na Cidade do Rio de Janeiro. Braga Neto é o primeiro general de quatro estrelas a ser preso por tentativa de um golpe. As evidências já apuradas pela Policia Federal deram visibilidade ao seu papel na trama golpista, inclusive na operação Punhal Verde-amarelo, cuja reunião para discutir o planejamento da operação, na qual estava presente, foi realizada em sua casa. Nela, previa-se o assassinato de Lula, Geraldo Alckmin e Alexandre de Morais.

A prisão de Walter Braga Netto, decretada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) foi fundamentada com base no último depoimento prestado pelo tenente-coronel Mauro Cid em sua delação premiada e em provas colhidas pela PF na sala de um assessor de Braga Netto: Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.

O tenente-coronel disse aos investigados que o general Braga Netto tentou descobrir detalhes do conteúdo de sua delação premiada, quando foi assinada com a Polícia Federal em setembro do ano passado. Isso poderia caracterizar, na análise dos investigadores, o crime de obstrução de Justiça.

Essa revelação já tinha uma prova concreta. A PF havia apreendido, na sala do coronel Flávio Peregrino, que é assessor de Braga Netto, um documento com informações do conteúdo da delação de Cid. Ao concluir o inquérito do plano do golpe, a PF apontou essas suspeitas de vazamento para Braga Netto.

Cid também narrou detalhes sobre a participação de Braga Netto no financiamento dos 'kids pretos', os militares das Forças Especiais que estavam monitorando os passos do ministro do STF Alexandre de Moraes, citando que o candidato a vice de Jair Bolsonaro deu dinheiro em caixas de vinhos para eles.

O inquérito da Polícia Federal que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 culminou com o indiciamento de 37 pessoas, dentre elas Jair Bolsonaro, Augusto Heleno, Braga Netto, Alexandre Ramagem e Valdemar Costa Neto. Foram também indiciados o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira; o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, o tenente-coronel Mauro Cid; e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres. 

A defesa do general Braga Netto disse que tomou conhecimento parcial da investigação na manhã deste sábado (14) e que vai se manifestar após ter plena ciência dos fatos da decisão. A defesa também afirma que terá a oportunidade de comprovar que não houve qualquer obstrução nas investigações. ⚖

#operacaocontragolpe
#prisaodebraganeto
#historiaatual

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋 professor e historiador.

📖 Fontes consultadas para a postagem:

📻 Agência Reuters
💻 Portais G1, R7 e UOL
📰 Jornais Folha de São Paulo e O Globo

👉 Para saber mais sobre a tentativa de golpe frustrada em 8 de janeiro de 2022, acesse:




⏳#muitahistoriapracontar⌛


Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...