segunda-feira, 4 de agosto de 2025

HOJE NA HISTÓRIA - 04 de Agosto - Dia Internacional de Conscientização pelas Corujas

🦉 🌳 🦉 🌳 🦉 🌳 🦉

📆 No dia de hoje, 4 de agosto, comemora-se o DIA INTERNACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO PELAS CORUJAS ou International Owl Awareness Day (IOAD), data criada para destacar o papel ecológico dessas aves fascinantes e alertar sobre os desafios que enfrentam em todo o mundo. Corujas, mochos ou bufos são os nomes comuns dados às várias aves desta família que nem sempre são vistas com bons olhos pelas pessoas, mas que desempenham um papel muito importante nos ecossistemas onde habitam.

As corujas são aves de rapina noturnas conhecidas por sua capacidade de caçar presas durante a noite, graças a sentidos altamente desenvolvidos, como visão aguçada e audição extremamente sensível. Elas são encontradas em todos os continentes, exceto na Antártida. A coruja é um animal misterioso, associado à sabedoria, representando a busca pelo conhecimento; se relaciona à transformação e transmutação representando o ciclo de morte e renascimento. Na mitologia grega, era um dos atributos da deusa Atena e símbolo da sabedoria.

Algumas curiosidades sobre as corujas:

🦉 Elas podem girar seu pescoço até 270°.
🦉 A maioria das corujas engolem as suas presas inteiras. 
🦉 Elas ocupam pastagens, desertos, pântanos e até mesmo a tundra ártica.
🦉 Sua maior espécie, a grande coruja de chifre, pode medir até quase 2 metros. 
🦉 Elas enxergam de 35 a 100 vezes melhor do que humanos em ambientes escuros

O fato de ser ave de hábitos noturnos, a elimina da competição por alimento como os Falconiformes, também rapineiros, que caçam durante o dia! As corujas se alimentam de lagartos, pequenos pássaros e insetos, mas a preferência é pelos pequenos roedores, ajudando no controle populacional de ratos. Portanto, a presença dessas aves diminui as chances de transmissão de doenças de roedores para humanos.

As Corujas são acusadas de “mau agouro” e por isso são caçadas e mortas, ou são afugentadas de seus ambientes naturais. Outros fatores de ameaça são o desequilíbrio ambiental causado pela fragmentação das matas com o crescimento urbano desordenado.

Existem mais de 220 espécies de corujas no mundo, com cerca de 24 registradas no Brasil. Cada uma desempenha um papel singular na biodiversidade brasileira. No Zoológico de Dois Irmãos no Recife tem três espécies: 2 murucututus (Pulsatrix perspicillata), 2 corujas-buraqueira (Athene cunicularia) e 2 corujas-orelhudas (Asio clamator) que, por razões morfológicas e comportamentais não podem retornar à natureza. 

Neste Dia Internacional da Coruja, convidamos você a olhar para elas com outros olhos: os da consciência, do respeito e da proteção. 🌿 Coruja não é mau agouro — é biodiversidade viva que precisa ser respeitada e preservada. Por isso, respeite e proteja! Se cruzar com uma, admire e não tema 🦉💫

#diainternacionaldaconscientizacaopelascorujas
#diainternacionaldascorujas
#protejamascorujas

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...