🔥 🏡 🔥 🏘️ 🔥 🏠 🔥
⚰️✝️😭 Há 37 anos, no dia 24 de fevereiro de 1984 um incêndio sem precedentes na história do país atingiu a Vila Socó (hoje Vila São José), em Cubatão, São Paulo. O incêndio foi causado por vazamento de combustíveis de oleodutos que ligavam a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC) ao terminal portuário da Alemoa. O incêndio foi provocado pelo vazamento de 700 mil litros de gasolina de um duto da Petrobras que não suportou a sobrepressão durante a transferência de combustíveis de uma tubulação para outra e acabou rompendo-se. O problema teria acontecido por uma falha operacional. O produto se espalhou sob as palafitas com a movimentação das marés e cerca de duas horas depois do vazamento, aconteceu a ignição seguida de incêndio.
As tubulações passavam sob as palafitas da favela, onde moravam quase seis mil pessoas. O fogo começou por volta da meia-noite e se estendeu até a manhã do dia seguinte, alastrando-se por toda a área alagadiça superficialmente coberta pela gasolina. Famílias inteiras foram surpreendidas pelas chamas, enquanto muitos já dormiam. Relatos da época dizem que alguns moradores armazenaram em suas casas garrafas com gasolina, que acabaram contribuindo para que o incêndio ficasse fora de controle.
Na época, moradores e lideranças acusaram a Petrobras de tentar abafar o caso. O número de mortos (93 corpos encontrados) é até hoje contestado por moradores e entidades formadas a partir do desastre e que representam as famílias, que estimam que mais de 500 pessoas morreram no incêndio.
Em 2014, uma audiência da Comissão da Verdade discutiu o incêndio. O presidente da empresa na época da tragédia e ex-ministro de Minas Energia, Shigeaki Ueki, contestou a existência de uma operação para esconder o episódio. A Justiça não apontou responsáveis pelo acidente, mas os atingidos foram indenizados pela Petrobras e construíram novas casas na própria comunidade. Os culpados pelo vazamento jamais foram punidos. 😞😓😪😢😭
#37anosdoincendioemvilasoco
#historiadastragediasbrasileiras
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário