segunda-feira, 15 de março de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 15.03.21 - 121 Anos de Gilberto Freyre - O "Mestre de Apipucos"

🖊️📖 👴🏻 📖🖋️

📚 Gilberto Freyre foi um escritor e cientista social pernambucano. Sua obra é considerada importante porque analisou a importância da mestiçagem na formação do Brasil e com isso mudou a visão dos estudiosos sobre o papel do “jeito de ser” brasileiro no mundo contemporâneo. Seus livros ajudam o brasileiro a compreender sua história e a sua formação.

Gilberto de Mello Freyre nasceu na cidade de Recife no dia 15 de março de 1900. Quando tinha 18 anos foi para os Estados Unidos. Estudou nas universidades Baylor e Columbia, onde obteve o título de doutor em ciências políticas, jurídicas e sociais. Prosseguiu os estudos em universidades e museus da Europa. De volta ao Brasil, desenvolveu intensa atividade como escritor, jornalista e conferencista, tornando-se líder de uma nova geração de intelectuais. Ao mesmo tempo, manteve intenso intercâmbio com universidades e sociedades científicas do exterior, aperfeiçoando seus estudos.

Foi eleito deputado federal por Pernambuco, mas abandonou a política partidária. Em 1949 representou o Brasil na Assembleia-Geral das Nações Unidas. Seus livros são editados em vários países. Além disso, são estudados em importantes universidades — Columbia (em Nova York) e Sorbonne (em Paris), por exemplo. Gilberto Freyre escreveu muitos livros. Entre eles destacam-se Casa-grande e senzala (1933), Sobrados e mocambos (1936), Nordeste (1937), Interpretação do Brasil (1947) e Ordem e progresso (1959). Deixou ainda um volume de poemas (Talvez poesia) organizado por amigos em 1962. Sua última obra publicada em vida foi O brasileiro entre outros hispanos, de 1975.

Gilberto Freyre estudou muito e tinha uma visão generosa da alma brasileira. Com essas qualidades, ele revolucionou os estudos socioculturais no Brasil. É que muitos dos especialistas antes dele consideravam que a mistura de raças característica do povo brasileiro era um fator de atraso. E Gilberto Freyre disse o contrário. Ele achou que aí é que estava a riqueza do povo brasileiro. Alguns críticos o acusaram de encobrir o preconceito de cor ao sugerir a convivência racial pacífica no Brasil.

Gilberto Freyre influenciou romancistas como José Lins do Rego, Raquel de Queirós, Jorge Amado e outros, lançando as bases sociológicas do chamado “romance nordestino”. Ele foi também pioneiro no uso “brasileiro” da língua portuguesa, antes muito presa às expressões do português de Portugal. Distinguido com inúmeros prêmios e homenagens nacionais e internacionais, Gilberto Freyre é considerado um dos mais importantes pensadores brasileiros. Morreu em Recife, no dia 18 de julho de 1987, aos 87 anos. O acervo pessoal e intelectual do escritor está disponível para visitação na Fundação Gilberto Freyre, localizada na Rua Dois Irmãos, 320 no bairro do Apipucos, em Recife. 👏👏👏👏👏👏

#121anosdenascimentodegilbertofreyre
#historiadospensadorespernambucanos

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...