quarta-feira, 24 de março de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 24.03.21 - 116 Anos da Morte do escritor Júlio Verne

🌎🌙🚀🌊 🤨 🚀🌊🌙🌏

📚 O autor francês Júlio Verne (Jules Verne, em francês) escreveu mais de cinquenta romances, além de muitos contos, peças de teatro e outras obras. Ele é considerado um dos primeiros escritores de ficção científica. Foi um visionário para a sua época.

Verne nasceu em 8 de fevereiro de 1828, em Nantes, na França. Fez o curso de direito e trabalhou durante algum tempo como corretor da bolsa de valores, mas sempre se considerou escritor. Sua primeira peça de teatro foi produzida em 1850. Seu primeiro relato de aventuras a obter sucesso foi Cinco semanas em um balão, publicado em 1863.

Verne estudou ciências para que suas histórias fossem o mais críveis possível. Sabia tantas coisas que foi capaz de imaginar muitos fatos que logo acabariam acontecendo na vida real. Em seus romances e contos, previu maravilhas como a televisão, os aviões, as viagens espaciais e os submarinos modernos.

Os mais famosos romances de aventura de Verne são provavelmente Vinte mil léguas submarinas (1870) e A volta ao mundo em oitenta dias (1873). Vinte mil léguas submarinas conta a história do capitão Nemo, um viajante misterioso que comanda um impressionante submarino. A volta ao mundo em oitenta dias é a história de Phileas Fogg, um cavalheiro inglês que faz uma viagem muito rápida (para aquela época) com a finalidade de vencer uma aposta. Outra das obras mais famosas de Verne é Viagem ao centro da Terra (1864), em que um jovem alemão acompanha seu tio geólogo em uma jornada impossível, em busca do núcleo do nosso planeta.

Júlio Verne morreu em Amiens, na França, em 24 de março de 1905. Suas obras foram traduzidas para muitos idiomas e continuam a ser populares. Vários filmes de sucesso foram realizados a partir de seus livros. A única aventura descrita em seus livros que ainda não foi realizada foi a ida do ser humano ao centro do planeta. As demais, dar a volta ao mundo em tempo recorde, ir para à lua, navegar no fundo dos oceanos, deixaram as páginas de ficção dos livros de Verne para se tornarem realidade. 👏👏👏👏👏👏

#116anosdamortedejulioverne
#historiadaliteraturamundial

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...