quarta-feira, 24 de março de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 24.03.21 - 41 Anos do Assassinato de Dom Oscar Romero

💣🔫 🖤 💒 🖤 🔫💣

⚰️✝️😭  Óscar Arnulfo Romero y Galdámez nasceu em 15 de agosto de 1917, em Ciudad Barrios, El Salvador. Foi arcebispo católico salvadorenho e crítico feroz das atrocidades violentas das forças armadas do governo, grupos de direita e guerrilheiros de esquerda envolvidos no conflito civil de El Salvador. Durante uma missa em 24 de março de 1980, portanto hoje fazendo 41 anos, foi alvo de um atentado que lhe custou a vida, fuzilado, em meio aos doentes de câncer e enfermeiros, enquanto celebrava uma missa na capela do Hospital da Divina Providência, na capital de El Salvador.

Embora Romero tenha sido considerado um conservador antes de sua nomeação como arcebispo em 1977, ele denunciou o regime do ditador general Carlos Humberto Romero (sem parentesco). O arcebispo também se recusou a apoiar a junta civil-militar de direita que substituiu o ditador deposto. Além disso, sua defesa aberta aos pobres - que eram vítimas impotentes da violência generalizada - trouxe repetidas ameaças à sua vida. Diante dessas ameaças, Romero declarou-se disposto a sacrificar sua vida pela “redenção e ressurreição” de El Salvador. Sua defesa sem reservas dos direitos humanos fez dele um herói para muitos, e ele foi nomeado para o Prêmio Nobel da Paz de 1979 por vários congressistas dos EUA e 118 membros do Parlamento Britânico.

A Comisión de la Verdad para El Salvador (“Comissão da Verdade para El Salvador”), aprovada pelas Nações Unidas, concluiu posteriormente que a morte de Romero havia sido cometida por um esquadrão da morte de direita. Durante seu funeral, uma ou mais bombas explodiram em frente à Catedral Metropolitana de San Salvador, onde dezenas de milhares de enlutados estavam reunidos no que foi considerada uma das maiores manifestações da história do país. Em seguida, choveram tiros sobre a multidão em pânico, deixando cerca de 27 a 40 pessoas mortas e mais de 200 feridos pela violência e subsequente debandada.

O foco de Romero no princípio de "opção preferencial pelos pobres" da Igreja e seu apelo para o fim da opressão pelo regime levou alguns teólogos católicos latino-americanos associados ao movimento de teologia da libertação a vê-lo de maneira favorável. Não está claro, no entanto, quão intimamente Romero se associou ao movimento, que integrou a filosofia de justiça social com a ética social católica e enfatizou a luta dos pobres por justiça. Em 2015, 35 anos após a morte de Romero, o Papa Francisco o declarou mártir. Romero foi beatificado em 23 de maio de 2015. Em março de 2018, após a cura inexplicável do ponto de vista médico de uma mulher salvadorenha em estado terminal cujo marido estava buscando a intercessão de Romero, o Papa Francisco aprovou o milagre necessário para a canonização de Romero, que ocorreu no Vaticano em 14 de outubro de 2018. De acordo com a lei canônica, os mártires exigem apenas um milagre para a santidade, em vez dos dois padrões. São Oscar Romero é celebrado no dia de sua morte, 24 de março. 🙏🛐🙏

#41anosdoassassinatodeoscarromero
#historiadaigrejalatinoamericana

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...