💫 🌎 👩🚀 🌍 🚀
🛰️ Há exatamente 60 anos pela primeira vez um ser humano fazia seu primeiro voo espacial orbitando o planeta Terra. A façanha coube ao astronauta YURI ALEKSEIEVITCH GAGARIN nascido em Kluchino, na Rússia, em 9 de março de 1934. Ele cresceu em uma fazenda coletiva. Gagarin frequentou uma escola técnica e depois continuou seus estudos no colégio industrial da cidade de Saratov, formando-se em 1955. Nessa época, fez também um curso de voo. Ao completar esse curso, Gagarin entrou para a escola de cadetes da Força Aérea Soviética, graduando-se em 1957.
Sua carreira aeronáutica foi vertiginosa. Em 1957, ingressou na Escola de Aviação de Oremburgo, nos Urais, onde obteve o grau de tenente. Em 1959, Gagarin se candidatou ao ambicioso programa espacial do governo soviético, sendo escolhido para fazer parte do corpo de cosmonautas da União Soviética. No dia 12 de abril desse ano, foi lançado do Cosmódromo de Baikonur, a bordo da nave espacial Vostok I, cuja órbita o levou a uma distância entre 180 e 327 quilômetros da superfície terrestre.
A nave consistia em uma pequena cápsula esférica, de pouco mais de 2 metros de diâmetro, sobre cujos movimentos o cosmonauta praticamente não tinha controle algum. A Vostok I entrou em órbita ao redor do planeta à velocidade de 28 mil quilômetros por hora, durante quase uma hora e 29 minutos; durante esse tempo, o veículo chegou a dar duas voltas completas ao redor da Terra, fazendo de Gagarin uma celebridade em todo o planeta, por ser o primeiro homem a chegar ao espaço sideral.
A missão terminou com sucesso e Gagarin conseguiu aterrissar ileso em território soviético, embora não no lugar previsto, devido a um erro no sistema de freio da nave espacial. Com essa missão, a União Soviética voltava a ultrapassar os seus rivais americanos na acirrada corrida espacial, conquistando um importante impacto propagandístico.
Gagarin foi condecorado com a Ordem de Lênin e recebeu os títulos de Herói da União Soviética e Piloto Cosmonauta da União Soviética. Monumentos foram construídos para ele, e ruas foram rebatizadas em sua homenagem por toda a União Soviética transformando-se em uma lenda da astronáutica mundial. Sua trágica morte se deu no dia 27 de março de 1968, quando o avião a jato em que ele estava, junto com outro piloto, caiu próximo a Moscou. Após sua morte, a cidade de Gjatsk foi renomeada Gagarin.
Curiosamente nesta data (12/04/1961) a banda The Marcels lançava a regravação da canção Blue Moon, com referências românticas à Lua, enquanto os soviéticos entravam para a história com o lançamento do primeiro homem à órbita do planeta Terra. Até hoje o dia 12 de abril é feriado russo em homenagem ao dia do cosmonauta. Dois anos depois a astronauta russa Valentina Tereshkova seria a primeira mulher em órbita ao redor da Terra. 🌍 👩🚀 🌏
#60anosdoprimeirohomemaoespaco
#historiadaconquistaespacial
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário