terça-feira, 13 de abril de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 13.04.21 - 190 Anos da Primeira Execução do Hino Nacional Brasileiro

🎹 🎶 🇧🇷 😩 🇧🇷 🎶 🎹

🎼 Em 13 de abril de 1831, foi executado pela primeira vez o Hino Nacional do Brasil, no Teatro São Pedro, no Rio de Janeiro; na data em que o núcleo da família imperial deixou o solo brasileiro para regressar a Portugal. A música, composta por Francisco Manuel da Silva, era inicialmente chamada de "Marcha Triunfal", composta em 1822 para comemorar a Independência do Brasil, ela foi refeita em 1831 para se tornar o "Hino da Abdicação.

A melodia tornou-se bastante conhecida e já teve três letras diferentes. A primeira, de autoria de Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva, tratava da abdicação de D. Pedro I (1831). Sua primeira execução aconteceu naquele ano, portanto há 190 anos atrás, no cais do Largo do Paço (ex-Cais Pharoux, atual Praça 15 de Novembro, no Rio de Janeiro). Um dos trechos da letra era assim: "Os bronzes da tirania/Já no Brasil não rouquejam/Os monstros que o escravizavam/Já entre nós não vicejam". Com a posterior coroação de Dom Pedro II, em 1841, sua letra foi trocada e a composição passou a ser considerada o hino nacional brasileiro, embora de maneira não oficial. A melodia serviu de inspiração ao músico norte-americano Louis Moreau Gottschalk para a sua magistral "Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro", dedicado à princesa Isabel e apresentado no Rio de Janeiro em 1869.

Após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, o governo provisório liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca convidou o maestro Carlos Gomes (1836-1896), à época compositor brasileiro de projeção internacional, a compor o que seria o Hino Nacional do Brasil. A letra já estava escolhida: seria um poema de Medeiros e Albuquerque publicado no jornal Diário do Comércio, do Rio de Janeiro, em 26 de novembro de 1889. Carlos Gomes recusou o convite, por isso fez-se um concurso para a escolha do Hino Nacional republicano.

No dia 4 de janeiro de 1890, vinte e nove músicos apresentaram seus hinos, entre os quais escolheram-se quatro. O vencedor foi Leopoldo Miguez, com a letra já conhecida, de autoria de Medeiros de Albuquerque. No entanto, o presidente marechal Deodoro da Fonseca disse que “dava preferência ao velho”, referindo-se à melodia de Francisco Manuel da Silva. Por isso, o hino nacional foi criado por decreto de 20 de janeiro de 1890, o qual estabelecia que se usaria a composição de Francisco Manuel da Silva. Como a composição de Francisco Manuel da Silva não tinha letra, Joaquim Osório Duque Estrada escreveu-a especialmente, mas apenas em 1909. Portanto, o hino nacional da República continuou a usar a música composta no Império, em 1831. Além de tudo, marcou a postura pouco democrática do então presidente marechal Deodoro.

A obra de Miguez acabou se tornando o Hino da Proclamação da República. Durante o centenário da Proclamação da Independência, em 1922, a letra escrita pelo poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada em 1909 finalmente tornou-se oficial pelo presidente Epitácio Pessoa e permanece até hoje. A Lei Nº 12.031, de 21 de setembro de 2009, tornou-se obrigatória a execução do hino nacional ao menos uma vez por semana nas escolas de ensino fundamental do Brasil. O Hino Nacional Brasileiro é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelece a Constituição. 🎶📖🎵

#190anosdaprimeiraexecucaodohinonacional
#diadohinonacionalbrasileiro
#historiadossimbolosnacionais

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...