quarta-feira, 14 de abril de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 14.04.21 - 35 Anos da Morte de Simone de Beauvoir

👊🙋‍♀️💄🙋🏽‍♀️💋🙋🏿‍♀️👊

📝Uma questão da prova de Ciências Humanas do Enem 2015 chamou a atenção de grupos feministas e ativistas nas redes sociais. A pergunta traz a célebre frase de Simone de Beauvoir: "Não se nasce mulher, torna-se mulher" e é citada em uma questão sobre as lutas feministas da metade do século XX. Considerada a matriarca do feminismo SIMONE DE BEAUVOIR é até hoje uma referência no assunto.

Simone Lucie-Ernestine-Marie-Bertrand de Beauvoir nasceu em 9 de janeiro de 1908 em Paris. Formou-se em filosofia, em 1929, com uma tese sobre Leibniz. Enquanto estudava na Sorbonne, ela conheceu Jean-Paul Sartre, com quem iniciou um relacionamento intelectual e romântico para toda a vida. Em 1945, eles começaram a editar juntos o combativo periódico Le Temps Modernes, uma revista literária e filosófica.

Ela é mais conhecida por seu tratado O segundo sexo (1949), um apelo erudito e apaixonado pela abolição do que de Beauvoir chamou de mito do "feminino eterno". O livro, traduzido e lido em todo o mundo, tornou-se um clássico da literatura feminista.

Entre 1958 e 1972, escreveu quatro aclamados volumes autobiográficos, entre os quais se destaca Memórias de uma Jovem Formal (1958). Ao mesmo tempo, seus ensaios filosóficos sobre o existencialismo a colocaram no centro da vida intelectual francesa. Entre suas outras publicações estão os contos de suas viagens à China e aos Estados Unidos e, na narrativa, o romance em code Los mandarines (1954), pelo qual ganhou o Prêmio Goncourt.

Além do interesse pelo feminismo, a autora também se preocupava com o fenômeno do envelhecimento, tema que explora em A Very Sweet Death (1964), sobre a morte de sua mãe em um hospital, e a Velhice (1970), uma reflexão amarga sobre a indiferença com que a sociedade trata os idosos.

Vítima de pneumonia, Simone faleceu com 78 anos no dia 14 de abril de 1986 em sua cidade natal, portanto completando hoje portanto 35 anos. Ela foi enterrada no Cemitério de Montparnasse, em Paris, ao lado de seu companheiro Jean-Paul Sartre. 😞😓😥😢😭 

#35anosdamortedesimonedebeauvoir
#historiadofeminismo

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...