sábado, 17 de abril de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 17.04.21 - 7 Anos da Morte de Gabriel García Márquez

🌵📖✍️ 🤨 📖✍️🌵

✝️ Há sete anos morria na Cidade do México o escritor colombiano GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ, autor de “Cem Anos de Solidão” e “O Amor nos Tempos do Cólera” ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1982. Poucos autores conseguiram misturar comédia, mito e fantasia tão bem quanto ele. 

Gabriel José de la Concordia García Márquez nasceu em 6 de março de 1927, em Aracataca, na Colômbia. Gabo, como foi apelidado, passou sua primeira infância na convivência dos avós maternos, que o criaram enquanto os pais residiam em Barranquilla. Eles tiveram uma grande influência na futura produção escrita do autor. A preferência de Gabriel García Márquez pelo realismo mágico, gênero do qual ele é um dos representantes mais importantes, se deu, em grande medida, por causa da imaginação e superstições de sua avó, suas histórias de premonições e fantasmas. Na verdade, Ursula Iguará, uma das personagens principais de “Cem Anos de Solidão”, foi inspirada nela.

Já resolvido a se dedicar à literatura, García Márquez estudou direito na Universidade Nacional da Colômbia, mas não terminou a carreira. Em 1947, ele publicou o seu primeiro conto, “A Terceira Resignação”, no El Espectador, um jornal de Bogotá, no qual, posteriormente, ele começou a trabalhar como jornalista. “A Revoada (O Enterro do Diabo)”, seu primeiro romance, foi publicado em 1955. Entre outras obras do autor, estão: “Ninguém Escreve ao Coronel” (1961), “Má Hora: O Veneno da Madrugada” (1962), “Crônica de uma Morte Anunciada” (1981) e “Do Amor e Outros Demônios” (1994).

Em 1958, fixa residência em Paris, entretanto, devido ao seu trabalho como correspondente internacional, viaja para diversos países. Quando retorna à Colômbia, seu país natal, casa-se com Mercedes Barcha e com ela tem dois filhos. Mais tarde, vai à Cuba enviado pelo jornal Prensa Latina, permanecendo em Havana. Assim, acompanha a solidificação do processo revolucionário cubano, torna-se próximo do líder Fidel Castro e filia-se ao Partido Comunista. Por conta de seu posicionamento político sofre perseguições, inclusive pela CIA (Agência Central de Inteligência dos EUA). Nos anos 60 passa a viver no México, exilado, pois apoiava a luta de guerrilheiros colombianos.

O autor começou a escrever Cem anos de Solidão em 1965. Para isso, isolou-se em sua casa na Cidade do México durante cerca de um ano e meio. A obra foi publicada em 1967 e imediatamente se tornou um grande sucesso. O livro veio a ser traduzido para mais de trinta idiomas e vendeu dezenas de milhões de cópias no mundo todo.

Em 2012 a família de Gabriel García Márquez comunicou que o escritor estava sofrendo de uma enfermidade mental e apresentava perda de memória. Ele já não escrevia desde 2009. Em 2014, no dia 17 de abril, Márquez faleceu aos 87 anos, na Cidade do México. A causa da morte foi pneumonia, entretanto, ele estava fragilizado pela reincidência de um câncer. 😞😓😥😢😭

#7anosdamortedegabrielgarciamarquez
#historiadaliteraturalatinoamericana

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...