terça-feira, 20 de abril de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 20.04.21 - 22 Anos do Massacre de Columbine

😤😠 🔫 🏫 ⚰️😢😭

📐📏📚🖊️No dia 20 de abril de 1999, há 22 anos, o mundo recebia a notícia do massacre de Columbine, uma escola no Colorado, nos Estados Unidos. Dois estudantes, um de 17 e outro de 18 anos, invadiram o local com armas e bombas, tirando a vida de 12 alunos e de um professor. Após o ataque à escola, que tinha ao todo 1.965 alunos, os dois se mataram na biblioteca, deixando um bilhete com os seguintes dizeres: "Não culpem mais ninguém por nossos atos. É assim que queremos partir".

Considerados bons alunos e de classe média alta, os assassinos eram aparentemente adolescentes típicos. Contudo, não eram populares na escola e preferiam computadores aos esportes. Eles pertenciam a um grupo chamado Máfia da Capa Preta e mantinham sites e diários em que confessavam seu ódio a quem os ridicularizava na escola. Os dois compraram as armas pela internet e também encontraram na rede a receita para a fabricação de bombas.

Os assassinos invadiram a escola por volta de 11h30, atirando a esmo. A SWAT só invadiu o local às 16h, quando encontrou os corpos dos garotos na biblioteca. A polícia também fez uma busca para desativar bombas que os dois teriam deixado pelo caminho. O massacre foi tema de alguns trabalhos no cinema, como o documentário Tiros em Columbine (2002), do cineasta Michael Moore, e também o filme Elefante (2003), do cineasta Gus Van Sant.

No Brasil, os registros desse tipo de massacres são menos frequentes, mas nos últimos 20 anos ocorreram ao menos seis tragédias expressivas, três delas no Estado de São Paulo, contando com a de Suzano (2019, na Escola Estadual Professor Raul Brasil), uma no Rio de Janeiro (2011, na escola Tasso da Silveira, no Raelengo, que completou dez anos no último dia 7 e foi citada em nosso projeto Muita História pra Contar), e uma em Minas Gerais (2017, o vigia noturno da creche Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente ateou fogo em dezenas de crianças entre quatro e seis anos). Nos Estados Unidos novos casos posteriores a Columbine ocorreram em Virginia Tech (Virgínia), 2007 – 32 mortos, Newton (Connecticut), em 2012 – 26 mortos, e Parkland (Flórida), em 2018 – 17 mortos. Em comum vários casos de bullying sofrido pelos autores dos atentados quando estes ainda eram estudantes. As novas regras que facilitam o acesso às armas de fogo no país acendem o alerta para novos tipos de ataques em escolas brasileiras. 😞😓😥😢😭

#22anosdomassacredecolumbine
#historiadosgrandesatentados

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 Canal History Brasil. *O último parágrafo é nosso. 🙂

⏳#muitahistoriapracontar⌛


Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...