quarta-feira, 21 de abril de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 21.04.21 - 229 Anos da Morte de Joaquim José da Silva Xavier - Tiradentes

🇧🇷 ⚰️😓 ⚔️ 😓⚰️ 🇧🇷

👊💣 Seu verdadeiro nome era Joaquim José da Silva Xavier. Ele era alferes do regimento que atuava na região das Gerais. Exerceu várias profissões, mas a que ficou mais conhecida foi a de cirurgião-dentista, numa época em que simples cáries eram resolvidas na base do boticão. Tiradentes era leitor assíduo de Rousseau, um dos filósofos da Ilustração (Iluminismo) e de outros autores do pensamento liberal da época. Pregava abertamente contra o governo português e defendia a instauração de uma república na região das Minas Gerais, com a capital em São João Del Rey. No grupo dos conjurados mineiros era um dos poucos que defendia a abolição dos escravos. Consta nos Autos da Devassa que ele teria declarado que "se dez vidas eu tivesse, dez vidas eu daria" para salvar seus companheiros.

A sua execução em praça pública, seguida de esquartejamento, não arrefeceu a vontade dos brasileiros de se libertarem do jugo português, conquistada anos depois por um príncipe que era herdeiro do trono português! A cabeça de Tiradentes foi roubada do pelourinho e nunca mais foi encontrada. A casa em que ele viveu foi destruída e salgada. Seus descendentes foram considerados infames.

A reabilitação de Tiradentes veio apenas no final do período imperial. Os republicanos o transformariam num mito, numa época em que precisavam de heróis que exalassem nacionalismo para consolidar a recém-instaurada República. Pedro Américo, pintor paraibano, o imortalizaria na famosa pintura a óleo sobre tela "Tiradentes Esquartejado", que hoje pertence ao acervo do Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora, Minas Gerais. O quadro retrata Tiradentes com feições cristônicas, exagerando nos longos cabelos e barbas, incompatíveis com uma cena real de execução por enforcamento, cuja primeira providência era cortar os cabelos dos condenados para que não enrolassem na corda durante o processo. Tiradentes é metaforseado numa espécie de Cristo dos trópicos, que deu sua vida pela liberdade! Embora, não tenha sido o único a ser executado por defender ideias republicanas e emancipacionistas ainda no período colonial.

Os alfaiates Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus Nascimento, e os soldados Lucas Dantas de Amorim Torres e Luís Gonzaga das Virgens tiveram o mesmo fim quando se rebelaram em Salvador naquela que ficaria conhecida como Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates em 1798. O comerciante português Domingos José Martins, os padres Miguel Joaquim de Almeida e Castro (frei Miguelinho) e José Inácio Ribeiro de Abreu e Lima (padre Roma), o militar José de Barros Lima (Leão Coroado) foram alguns dos condenados e executados em Pernambuco, após declararem-se independentes em 1817. A árvore da liberdade foi regada com sangue de muitos revolucionários. Tiradentes foi apenas mais um deles, embora seja o único mártir lembrado quando se fala da independência.

O feriado de Tiradentes foi estabelecido em 1965, pelo presidente marechal Castelo Branco, que sancionou a Lei Nº 4897. Seu nome está no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria no Panteão da Pátria Tancredo Neves, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Ele é considerado atualmente Patrono Cívico do Brasil. Sua vida inspirou poetas como Cecília Meireles, quando escreveu o célebre "Romanceiro da Inconfidência" em 1953 e cineastas que revisitaram os sonhos dos conjurados mineiros em várias películas que vão desde "Os Inconfidentes", de Joaquim Pedro de Andrade, em 1972, ao recente "Joaquim", de Marcelo Gomes, de 2017. A maioria da população entretanto, carente de formação e informação, segregada cada vez mais de uma boa Educação, privilégios de poucos abastados, ignora quem seja Tiradentes e qual seu papel na História brasileira. Infelizmente, o feriado virou mais um dia de folga, praia, pelada com os amigos, barzinho, etc... ⚽🥃⛱️

#229anosdamortedetiradentes
#historiadasrevoltasbrasileiras

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...