quarta-feira, 21 de abril de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 21.04.21 - 61 Anos da Fundação de Brasília

🇧🇷 🏡🏬🏩 🇧🇷

Brasília, a nova sede do governo federal do Brasil, foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960, completando hoje seus 61 anos. Projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, a moderna cidade, única e singular, foi construída a partir do zero, no meio do nada, para tornar-se não apenas a capital de um país, mas também um marco histórico magnífico.

A ideia de estabelecer uma capital no interior do país era antiga. Em 1761, o Marques de Pombal já havia feito essa proposta. No século seguinte, José Bonifácio, o patriarca da Independência, também defendia essa possibilidade. A primeira Constituição da República, de 1891, estabeleceu legalmente a região onde deveria ser instalada a futura capital. Mas Brasília só começaria a sair do papel por iniciativa do presidente Juscelino Kubitschek, em 1956.

Brasília tornou-se, formalmente, a terceira capital do Brasil, depois de Salvador e Rio de Janeiro. O projeto foi concebido para refletir a fé do Brasil no futuro, ideia incorporada em edifícios de vanguarda e projetos urbanos avançados. Atualmente, Brasília é o lar de quase 3 milhões de pessoas. Em 1987, a cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Brasília foi pensada estrategicamente para ser a capital do Brasil, por ser afastada do litoral, colocada na região central do país e portanto impulsionaria o desenvolvimento daquela região, e com uma disposição de ruas e avenidas que privilegiam o automóvel e não o pedestre, o que possibilita um melhor controle de entrada e saída. Ao seu redor, surgiram as chamadas cidades-satélites: Taguatinga, Sobradinho, Gama, Guará, Ceilândia, marcadas pela miséria e pobreza, habitadas em sua maioria pelos descendentes dos trabalhadores e operários migrantes do norte e nordeste, principalmente, que com suor e labuta construíram Brasília, e que ficaram conhecidos como candangos. A capital da República Federativa do Brasil presenciou fatos históricos importantes de nossa História, como por exemplo, a renúncia de Jânio Quadros em 1961, o golpe militar e a instauração do regime militar em 1964, a campanha pelas diretas já em 1984, a Assembleia Constituinte de 1987 e a promulgação da nova Constituição em 1988, e os impeachments de Fernando Collor (1992) e de Dilma Rousseff (2016). 🇧🇷⏳🇧🇷⌛🇧🇷

#61anosdebrasilia
#historiadascapitaisbrasileiras

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 Canal History Brasil. *O último parágrafo é nosso. 🙂

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...