⛵ 🇵🇹 ⚓ 🇧🇷 ⛵
🌊 Hoje completamos 521 anos da chegada da esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral no entardecer do dia 22 de abril de 1500, fato este que o senso comum denominou de "Descobrimento do Brasil", assim ensinado durante anos nas escolas e compênios de História. Cabe, entretanto, uma nova abordagem deste termo à luz de novas descobertas e releituras de documentos históricos que permitem afirmar que NÃO HOUVE DESCOBRIMENTO, uma vez que Cabral sabia exatamente o que estava fazendo e quais os motivos para fazê-lo. Abaixo, pontuo os argumentos que desmontam mais uma fake consagrada dos livros de História:
✅ 1° Antes da chegada ao Brasil em 1500, Portugal e Espanha já disputavam as terras além-mar quase chegando ao confronto após Portugal se recusar a aceitar a bula inter coetera elaborada pelo papa Alexandre VI (que era espanhol) que estabelecia o limite de 100 léguas a oeste das Ilhas de Cabo Verde para Portugal e o restante para a coroa espanhola, o que na prática significava que todo o território americano seria da ESPANHA! Por que os portugueses insistiram em não aceitar essa bula? E o imbróglio acabou com o Tratado de Tordesilhas assinado em 1494, que aumentou o limite para 370 léguas para Portugal.
✅ 2° Antes de Cabral vários navegadores estiveram na costa brasileira: um português, Duarte Pacheco Pereira (1560-1533), e dois espanhóis, Diego de Lepe (1460-1515), e Vicente Pinzón (1462-1514) que chegou a batizar o atual Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco de Cabo de Santa Maria de La Consolación em 26 de janeiro de 1500.
✅ 3° A carta de Pero Vaz de Caminha, primeiro documento "oficial" sobre o Brasil não revela em nenhum momento surpresa ou espanto dos portugueses ao encontrarem a costa brasileira, o que demostra claramente que Cabral sabia perfeitamente o que estava fazendo e onde estava navegando. Não há na carta nenhuma menção às calmarias da costa africana, o que desmonta mais um mito: o de que eles se desviaram da rota original de Vasco da Gama para evitá-las.
🎪 CONCLUINDO - nem descobrimento, nem "cobrimento", o Brasil foi mesmo é INVADIDO, OCUPADO, DOMINADO E TOMADO dos povos indígenas, estes sim os verdadeiros donos da terra. O termo mais correto é "chegada dos portugueses ao Brasil" ou "tomada de posse do Brasil pelos portugueses". Se não for melhor a explicação de um indígena Kaimbé quando durante a assembleia do povo Xokó deixou bem claro que "o Brasil não foi descoberto, o Brasil foi roubado". 😤😤😤
#521anosdainvasaodobrasil
#conquistasimdescobrimentonao
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário