segunda-feira, 26 de abril de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 26.04.21 - 521 Anos da Primeira Missa no Brasil

🕯️🙏🛐🙏🕯️

✝️📖 Há 521 anos, no domingo de Páscoa de 26 de abril de 1500, o Frei Henrique Soares de Coimbra celebrou a primeira missa em território brasileiro na praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no litoral sul da Bahia. Participaram da missa os portugueses que faziam parte da expedição, cuja maioria era composta por marinheiros. Cabral e Caminha também estavam presentes. Pero Vaz de Caminha cita a missa na sua carta sobre a chegada dos portugueses ao Brasil:

"Enquanto assistíamos à missa e à pregação, folgava na praia um grupo de gente […] com seus arcos e setas. E olhando-nos, sentaram-se. Depois de acabada a missa, quando estávamos sentados ouvindo a pregação, muitos deles levantaram-se e começaram a tocar corno ou buzina, saltando e dançando por um bom tempo. Alguns deles se metiam em jangadas – duas ou três que lá tinham – as quais não são feitas como as que eu já vi: somente são três traves, atadas entre si. E neles subiam quatro ou cinco, ou só que quisessem, não se afastando quase nada da terra, indo só onde dava pé".

Aparentemente alguns indígenas acompanharam pacificamente a missa católica, parecendo copiar os movimentos feitos pelos portugueses, como o de se sentar. Este fato, fez com que Caminha concluísse que a futura conversão dos nativos ao catolicismo seria uma missão fácil e tranquila.

A primeira missa no Brasil inspirou dois pintores, que produziram telas sobre o tema: Victor Meirelles que pintou em 1860 o quadro "A Primeira Missa no Brasil", baseado no relato da carta de Caminha e influenciado pelo romantismo europeu; e Candido Portinari que pintou a tela "A Primeira Missa no Brasil" em 1948 cuja característica era justamente o antinaturalismo em contraponto com a pintura de Meirelles. Ambas as obras fazem parte do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) localizado no Rio de Janeiro.

A realização do ritual católico foi o início do processo de evangelização dos povos indígenas no Brasil. A chamada cristandade colonial fazia parte do processo de expansão europeia dos séculos XVII e XVII com o claro objetivo de converter as populações nativas ameríndias ao Catolicismo, fosse espontaneamente ou pela força da espada. A ação da Companhia de Jesus, jesuítas, foi primordial na catequização, evangelização e conversão dos indígenas e na formação das chamadas missões jesuíticas. 🕯️🛐🕯️

#521anosdaprimeiramissanobrasil
#historiadocatolicismonobrasil

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...