🔫💣💥 🧔 💥💣🔫
🕉️ O inimigo número 1 dos Estados Unidos, caçado desde as vilas do Afeganistão até as montanhas do Paquistão, mentor de um dos atentados mais bem sucedidos da História, teve sua vida ceifada exatamente há dez anos neste domingo, dia 2 de maio. Estamos falando de OSAMA BIN LADEN, o terrorista mais famoso dos últimos tempos.
Nascido no dia 10 de março de 1957, em Riade, na Arábia Saudita. Cresceu numa família grande e muito rica e frequentou a Universidade do Rei Abdul Aziz, formando-se em engenharia. Em 1979, tropas da União Soviética invadiram o Afeganistão, um país muçulmano. Bin Laden foi para lá ajudar a expulsar os invasores. Foi durante esse período que ele colaborou na fundação da Al-Qaeda (A Base), voltando à Arábia Saudita como herói.
Logo após seu retorno, a Guerra do Golfo teve início. O governo da Arábia Saudita permitiu às tropas americanas estabelecer uma base militar no país. Por esse motivo, Bin Laden se colocou contra o governo saudita. Ele também se voltou contra os Estados Unidos, porque acreditava que eles estavam interferindo no mundo muçulmano. Em 1994, Bin Laden mudou-se para o Sudão, com o projeto de construir campos de treinamento nesse país. Mais tarde, foi para o Afeganistão.
Na década de 1990, a Al-Qaeda realizou ataques em vários lugares do mundo. Em 11 de setembro de 2001, membros da organização sequestraram quatro aviões. Dois deles foram jogados, em pleno voo, contra os edifícios do World Trade Center, em Nova York, e outro contra o Pentágono, perto da cidade de Washington. O quarto avião caiu num campo do estado da Pensilvânia. Cerca de 3 mil pessoas morreram nesses ataques. Depois disso, as forças americanas invadiram o Afeganistão para tentar capturar ou matar Bin Laden.
Desde 2001, ele era uma das pessoas mais procuradas no mundo. Bin Laden era o principal alvo da Guerra ao Terrorismo travada pelos Estados Unidos. O líder da Al-Qaeda evitou ser capturado por quase uma década. Em 1° de maio de 2011, quase dez anos após os atentados do 11 de setembro, o presidente Barack Obama fez um anúncio à nação norte-americana pela televisão informando que Osama bin Laden foi morto durante uma operação militar em Abbottabad, no Paquistão.
Todavia, a morte de Bin Laden levantou suspeita. Isso porque muitos não acreditavam que o episódio teria acontecido. Organizações como a Irmandade Muçulmana e alguns jornais divulgaram teorias conspiratórias dizendo que a operação teria sido mentirosa. O mistério só foi confirmado dias depois, quando a Al Qaeda divulgou uma nota de luto confirmando o assassinato do líder. Sem nações que quisessem sepultar o cadáver, Bin Laden foi velado segundo as tradições muçulmanas e sepultado no Mar Arábico, ao ser lançado de um helicóptero envolto em toalhas brancas. 🌊🌊🌊
#10anosdamortedeosamabinladen
#historiadoterrorismointernacional
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário