🎭 💪🏽📖🧔 📖 💪🏻🎭
👊👊👊 Augusto Pinto Boal foi a principal liderança do Teatro de Arena de São Paulo, na década de 1960. Criou o "teatro do oprimido", metodologia que une teatro e ação social e que tornou seu trabalho conhecido internacionalmente. Augusto Pinto Boal nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1950. Ingressou na Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos da América (EUA), onde formou-se em dramaturgia e engenharia química. Retornou ao Brasil em 1956, fixando residência em São Paulo.
Iniciou a carreira de diretor no Teatro de Arena com as peças Ratos e Homens (1956), Eles Não Usam Black-Tie (1958), Arena Conta Zumbi (1965) e Arena Conta Tiradentes (1967). Também atuou na produção do musical Opinião (1964), no Rio de Janeiro.
Foi perseguido pela ditadura militar, tendo se exilado na Argentina em 1971 e em Portugal, em 1976. Sua técnica de representação teatral denominada "Teatro do Oprimido" é estudada e utilizada em mais de 50 países. A influência do educador Paulo Freire, autor de “Pedagogia do Oprimido”, é evidente. Voltou do exílio em 1986 e produziu os espetáculos O Corsário do Rei (1985) e Fedra (1986), entre outros. Em 1993, foi eleito vereador do Rio de Janeiro pela legenda do Partido dos Trabalhadores (PT), exercendo o mandato até 1997.
Em 1997 recebeu da Associação Norte-Americana para o Teatro em Higher Education (Athe) o prêmio especial por sua contribuição ao teatro profissional. Na mesma época, participou da montagem de Hamlet com o grupo inglês Royal Shakespeare Company. Retornou aos palcos em 1999 com a peça Carmem, por ele denominada de "sambópera". Em 2009, é nomeado embaixador mundial do teatro pela Unesco.
É autor de vários livros, entre os quais Teatro do Oprimido, publicado em 25 idiomas, Exercícios para Ator e Não Ator e Ainda Bem Que Eu Nasci, este autobiográfico. Em 2000 lançou sua autobiografia Hamlet e o Filho do Padeiro. Em 2001, realizou um projeto cênico em prisões de São Paulo com atores do Teatro do Oprimido, e recebeu o título de doutor honoris causa pela Queen Mary University of London.
Sofrendo de leucemia, faleceu aos 78 anos, de insuficiência respiratória, no Hospital Samaritano, no bairro do Botafogo, Rio de Janeiro em 2 de maio de 2009, completando hoje 12 anos de sua morte. 😞😓😥😢😭
#12anosdamortedeaugustoboal
#historiadoteatrobrasileiro
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 🖱️ Site da FGV-CPDOC
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário