terça-feira, 11 de maio de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 11.05.21 - 40 Anos da Morte de Bob Marley

🎼🖤🎼 💿 🎼🖤🎼

✝️⚰️😭 Há quarenta anos perdíamos o maior ícone do reggae internacional: BOB MARLEY! Considerado um ídolo a altura de Elvis Presley ou John Lennon, ele é o mais famoso músico de reggae de todos os tempos. Suas composições falam das lutas e da pobreza enfrentadas pelos moradores das Antilhas.

Robert Nesta Marley nasceu em 6 de fevereiro de 1945, na vila de Nine Miles, em Saint Ann Parish, na zona rural da Jamaica. Sua mãe, Cedella Malcolm, era negra; seu pai, Norval Marley, era branco. A família de Norval desaprovava o casamento dele com Cedella, e durante a infância Marley raramente via o pai.

Marley passou seus primeiros anos de vida em Nine Miles. Na adolescência, morou no bairro de Trench Town, em Kingston, capital da Jamaica. A pobreza e as influências culturais de Trench Town foram especialmente importantes para a música de Marley.

Bob foi casado com Rita Marley, mãe de quatro de seus 12 filhos (dois deles adotados). Entre eles estão Ziggy e Stephen Marley, que deram sequência ao legado musical do pai na banda Melody Makers. Outros filhos, Kymani, Julian e Damian (Jr. Gong) também seguiram no meio musical. 

No início da década de 1960, Marley e vários de seus amigos formaram uma banda. O grupo se apresentava com o nome de Bob Marley & The Wailers. Seu primeiro grande sucesso veio em 1963: “Simmer Down”, uma canção que deu voz aos pobres que viviam nas áreas urbanas da Jamaica. Marley logo se tornou um artista de sucesso. Suas canções — uma combinação de rhythm and blues, rock e reggae — ajudaram a tornar o reggae popular no mundo todo.

Além da carreira musical, Marley era ativo na área política. Um de seus principais atos foi tentar reconciliar grupos jamaicanos que lutavam pelo controle do país. Para isso, ele organizou, em 1978, o concerto chamado One Love (Um Só Amor), o que lhe rendeu um prêmio do governo em reconhecimento por seus esforços. 

Em julho de 1977, Bob Marley descobriu uma ferida no dedão de seu pé direito, que não cicatrizava e que resultou na queda de sua unha. Marley descobriu que estava com um tipo de câncer de pele, e os médicos o aconselharam a amputar o dedo. O músico se recusou por conta dos seus princípios rastafáris em que não se deve cortar ou amputar qualquer parte do corpo. Alguns anos de morrer, em 1977, Marley teria se convertido aos cristianismo e decidido que seu corpo deveria ser cuidado. A esta altura, contudo, o câncer havia se espalhado – estava no seu cérebro, pulmão e estômago.

Durante uma turnê no verão de 1980, Marley desmaiou enquanto corria no Central Park, em Nova York. Depois disso, foi fazer um tratamento na Alemanha, que acabou não dando resultado. Por conta da doença, o astro da música morreu aos 36 anos, no dia 11 de maio de 1981, em Miami, nos Estados Unidos. Após a sua morte, a data de seu aniversário, no dia 6 de fevereiro, foi decretada feriado nacional na Jamaica. Bob Marley e sua música se tornaram ainda mais conhecidos pelo mundo após a morte do artista. Legend, um álbum com canções de Marley lançado em 1984, é o disco de reggae mais vendido de todos os tempos. 👏👏👏👏👏👏

#40anosdamortedebobmarley
#historiadamusicainternacional

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

📺 Canal History Brasil
🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...