quarta-feira, 9 de junho de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 09.06.21 - 426 Anos da Morte de José de Anchieta

✝️ 📖 😇 📖 ✝️

JOSÉ DE ANCHIETA nasceu no dia 19 de março de 1534, nas ilhas Canárias, pertencentes à Espanha. Quando estava com cerca de 14 anos, Anchieta foi estudar na cidade de Coimbra, em Portugal. Aos 17, ele entrou para a Companhia de Jesus. Dois anos depois, em 1553, foi enviado ao Brasil para trabalhar sob o comando do padre Manuel da Nóbrega.

A atuação de Anchieta estendeu-se por várias localidades do Brasil, dentre elas São Vicente, Peruíbe, Itanhaém e Ubatuba, todas no litoral de São Paulo. Ele também participou de missões religiosas e políticas em cidades dos atuais estados do Rio de Janeiro, da Bahia e do Espírito Santo. Como missionário, o principal trabalho de Anchieta foi catequizar os indígenas. Ele também lhes ensinou português, ao mesmo tempo em que aprendeu o tupi falado por esses indígenas.

Anchieta foi um dos fundadores do Colégio de São Paulo de Piratininga, cuja inauguração aconteceu em 25 de janeiro de 1554. Em torno desse local, hoje conhecido como Pátio do Colégio, cresceu a povoação que daria origem à cidade de São Paulo. Em 1° de março de 1565, Anchieta participou, ao lado do padre Manuel da Nóbrega, da fundação da Vila de São Sebastião do Rio de Janeiro, que se tornaria a atual cidade do Rio de Janeiro. Em 1569, no Espírito Santo, ele fundou o vilarejo de Reritiba (ou Iritiba), que mais tarde passaria a se chamar Anchieta.

Em 1563, Anchieta teve um papel importante nas negociações de paz entre indígenas e portugueses. Um grande grupo de indígenas havia se rebelado contra os colonizadores portugueses, pois estes estavam escravizando os indígenas. O grupo ficou conhecido como Confederação dos Tamoios. Anchieta e Manuel da Nóbrega tentaram conter a revolta. Para que os índios acreditassem na proposta de paz trazida pelos padres, Anchieta ofereceu-se aos tupinambás como refém, enquanto Nóbrega tentou negociar uma solução. Anchieta foi mantido prisioneiro durante vários meses. Por fim, uma trégua (a Paz de Iperoig) foi atingida após a promessa de que os indígenas não seriam mais escravizados.

Como escritor, Anchieta compôs obras em português, espanhol e tupi. Entre elas estão Arte da gramática da língua mais usada na costa do Brasil (1595), considerada a primeira gramática do tupi, e De Beata Virgine Dei Matre Maria (Poema à Virgem Maria), um poema em latim com mais de 4 mil versos. Segundo alguns relatos, ele teria escrito esse poema inicialmente na areia, enquanto estava aprisionado pelos tupinambás. Anchieta escreveu também obras que ele usava para catequizar os índios. Dentre elas estão hinos, peças de teatro e autos para festas religiosas, como Na festa de Natal e Dia da Assunção. Além disso, ele criou um catecismo católico em tupi.

As cartas que Anchieta enviou para a Companhia de Jesus em Portugal falando sobre suas atividades na colônia também se tornaram documentos históricos importantes. Além de incluir observações sobre a cultura e o modo de vida dos indígenas, elas traziam informações sobre as plantas, os animais, o clima e a geografia do Brasil colônia. José de Anchieta morreu em 1595, em Reritiba, no Espírito Santo. Ele foi sepultado em Vitória. Em 2014, tornou-se São José de Anchieta depois de ser canonizado pelo papa Francisco. Hoje, 9 de junho, comemora-se o Dia Nacional de Anchieta, conforme os Decreto nº 55.588, de 18 de janeiro de 1965, e Lei nº 5.196, de 24 de dezembro de 1966, como forma de celebrar os feitos do "apóstolo do Brasil". 🙏🛐😇

#426anosdamortedejosedeanchieta
#historiadobrasilcolonial

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...