💫🪐🌗🌘 ☄️ 🌒🌓🪐💫
🌎📡 A partir de 6 de dezembro de 2016, por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, todo dia 30 de junho, o mundo comemora o Dia Internacional do Asteróide, comemorando o aniversário do Tunguska Bolide de 1908, registrado na Sibéria. A resolução das Nações Unidas foi originalmente solicitada pelo músico, compositor, ativista e astrofísico britânico Brian May, famoso por ter servido como guitarrista, compositor, vocalista e às vezes tecladista da banda Queen.
De acordo com o documento promulgado, 30 de junho foi escolhido “para comemorar a cada ano em nível internacional o aniversário do impacto de Tunguska, na Sibéria (Federação Russa), que ocorreu em 30 de junho de 1908, e para aumentar a consciência pública sobre o perigo de impacto de asteróides ”.
Conhecido como bola de fogo de Tunguska, o fenômeno foi determinado por uma poderosa explosão ocorrida nas proximidades do rio Podkamennaya Tunguska, na cidade de Yeniseysk, atual Krasnoyarsk Krai, na Rússia, durante a manhã de 30 de junho de 1908, que deixou cerca de 80 milhões de árvores esmagadas.
Além disso, alguns relatórios sugerem que a explosão, comumente atribuída à explosão de ar de um meteoróide, poderia ter matado pelo menos três pessoas. Como nunca foi encontrada uma cratera que mostrasse a queda de um corpo, estima-se que o objeto se desintegrou ao cruzar o céu a cerca de 5 ou 10 quilômetros de altura.
O Dia Internacional do Asteróide visa sensibilizar a opinião pública mundial sobre os riscos envolvidos no eventual impacto de um asteróide, bem como divulgar uma série de medidas protocolares delineadas para a reação global a uma ameaça de impacto. 🌎💥☄️
#diainternacionaldoasteroide
#historiadoscorposcelestes
#astronomiaecosmologia
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 📺 Canal History Latino-America.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário