quarta-feira, 30 de junho de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 30.06.21 - 50 Anos do Acidente da Soyuz 11

⚰️👨‍🚀🛰️ 🚀 🛰️🧑🏻‍🚀⚰️

✝️😭🖤 Num dia como hoje, 30 de junho, há 50 anos ocorreu um dos primeiros acidentes fatais da corrida espacial soviética: o DESASTRE DA SOYUZ 11, que resultou com a morte dos seus três cosmonautas. É impossível falar de corrida espacial sem relacioná-la à guerra fria, período de disputas geopolíticas e ideológicas entre os E.U.A., defensores do capitalismo liberal, e a U.R.S.S., que levava adiante a bandeira do socialismo estatal planificado. Embora os soviéticos tivessem mantido a dianteira durante alguns anos, foram os primeiros a lançarem um satélite artificial (Sputnik), a colocarem um animal em órbita (cadela Laika) em 1957, e a lançar o primeiro homem ao espaço (Iuri Gagarin) em 1961, perderam terreno quando em 1969 os norte-americanos da missão Apollo 11, liderados por Neil Armstrong, conseguiram pisar na superfície lunar.

Buscando reverter as conquistas norte-americanas na corrida espacial, os russos decidiram lançar na órbita baixa da Terra, a primeira estação espacial da história: a Salyut 1, que foi lançada ao espaço a bordo de um foguete Proton no dia 19 de abril de 1971. O projeto da Salyut 1 foi baseado na modificação de uma estação espacial militar que já estava em andamento. A primeira tripulação da Salyut 1 passou 23 dias a bordo, fazendo os mais diversos estudos e mostrando como era viver por um período prolongado no espaço.

Porém, no retorno para a Terra no dia 30 de junho de 1971, algo trágico aconteceu. A Soyuz 11 fez um pouso perfeito, mas quando abriram o foguete encontraram Georgi Dobrovolski, Viktor Patsayev e Vladislav Volkov sentados em suas cadeiras, mortos, com hematomas roxos e sangue vertendo de seus narizes e ouvidos. Descobriu-se que ocorreu uma ruptura na válvula de ventilação, que acabou abrindo durante a descida após um disparo de parafusos explosivos, usados para deslocar unidades do foguete. Porém, com o disparo, a vedação ficou comprometida e a válvula não conseguiu proporcionar um ajuste correto da pressão na cabine, matando os passageiros por asfixia, ainda fora da Terra. Acredita-se que a cabine ficou com a pressão zerada por 15 minutos antes de entrar na órbita. Pela primeira vez humanos tiveram contato direto com o vácuo do universo. O pouso foi realizado graças ao piloto automático da Soyuz 11.

A imprensa soviética não fez questão de divulgar a causa das mortes, enaltecendo os feitos feito durante a estadia espacial, além de erguer um memorial no local da queda no Cazaquistão. Além de receberem um selo comemorativo em homenagem aos serviços prestados, os cosmonautas foram enterrados na Necrópole do Muro de Kremlin, na Praça Vermelha, e receberam uma medalha póstuma de Herói da União Soviética durante um grande funeral de Estado, acompanhado por milhares de populares. Em 11 de outubro de 1971, depois de 175 dias na órbita da Terra, a estação espacial Salyut 1 queimou sobre o Oceano Pacífico. 💥🛰️🔥

#50anosdoacidentedasoyuz11
#historiadacorridaespacialsovietica

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...