🇧🇷😞😓 ⚽ 😥😢🇧🇷
😰😨😱 Em um dia como hoje, 16 de julho, há 71 anos, após a finalização da partida decisiva da Copa do Mundo de 1950, a seleção uruguaia derrotou – contra todas as probabilidades – a seleção brasileira por 2 a 1 no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, evento que saltou para história como o Maracanaço.
Em 1950, o Brasil organizou a IV Copa do Mundo de Futebol, evento que representou a retomada do torneio esportivo após sua suspensão pela Segunda Guerra Mundial. Com um time de destaque e as vantagens emocionais de jogar em casa, o Brasil sonhava em conquistar o seu primeiro título mundial.
Embora, naquela época, o campeonato se definisse com uma rodada de confrontos entre as quatro equipes finalistas, dados os resultados das partidas anteriores, a partida entre Brasil e Uruguai acabou sendo uma final, na verdade, disputada no Maracanã. Estádio do Rio. De Janeiro diante de quase 200 mil espectadores, recorde jamais superado.
O Brasil empatou para se sagrar campeão, mas foi ao ataque com decisão para conquistar a vitória. Assim surgiu o primeiro gol brasileiro, por meio da conversão do atacante Albino Friaca, que marcou aos poucos minutos da partida.
Porém, o Uruguai reagiu com energia e conquistou dois gols que acabaram silenciando o estádio, assim que soou o apito final da partida. Assim, a seleção uruguaia de futebol sagrou-se campeã mundial e enterrou no esquecimento os milhões de dólares destinados a comemorar um triunfo brasileiro. ⛹️💰💸💰⛹🏿♂️
#71anosdomaracanazo
#historiadofutebolbrasileiro
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 📺 Canal History Latino-America.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário