sexta-feira, 16 de julho de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 16.07.21 - 76 Anos do Teste Trinity

☢️😨💥 💣 💥😨☢️

☢️💀 Em 16 de julho de 1945, às 5:29:45 da manhã, o Projeto Manhattan produz resultados explosivos quando a primeira bomba atômica é testada com sucesso em Alamogordo, Novo México.

Os planos para a criação de uma bomba de urânio pelos Aliados foram estabelecidos já em 1939, quando o físico emigrante italiano Enrico Fermi se reuniu com funcionários do departamento da Marinha dos EUA na Universidade de Columbia para discutir o uso de materiais fissionáveis para fins militares. Naquele mesmo ano, Albert Einstein assinou uma carta ao presidente Franklin Roosevelt apoiando a teoria de que uma reação em cadeia nuclear descontrolada tinha grande potencial como base para uma arma de destruição em massa.

Em fevereiro de 1940, o governo federal concedeu um total de US $ 6.000 para pesquisas. Mas no início de 1942, com os Estados Unidos agora em guerra com as potências do Eixo e o temor crescente de que a Alemanha estivesse trabalhando em sua própria bomba de urânio, o Departamento de Guerra passou a ter um interesse mais ativo e os limites de recursos para o projeto foram removidos.

O Brigadeiro-General Leslie R. Groves, ele próprio um engenheiro, estava agora a cargo de um projeto para reunir as maiores mentes da ciência e descobrir como aproveitar o poder do átomo como um meio de levar a guerra a um fim decisivo. O Projeto Manhattan (assim chamado por causa de onde a pesquisa começou) iria serpentear por muitos locais durante o período inicial de exploração teórica, mais importante, a Universidade de Chicago, onde Enrico Fermi desencadeou com sucesso a primeira reação em cadeia de fissão. Mas o projeto tomou forma final no deserto do Novo México, onde, em 1943, Robert J. Oppenheimer começou a dirigir o Projeto Y em um laboratório em Los Alamos, junto com mentes como Hans Bethe, Edward Teller e Fermi. Aqui teoria e prática se juntaram, à medida que os problemas de atingir massa crítica - uma explosão nuclear - e a construção de uma bomba distribuível eram resolvidos.

Finalmente, na manhã de 16 de julho, no deserto do Novo México, 120 milhas ao sul de Santa Fé, a primeira bomba atômica foi detonada. Os cientistas e alguns dignitários haviam se afastado 10.000 metros de distância para observar como a primeira nuvem em forma de cogumelo de luz escaldante se estendeu por 12.000 metros no ar e gerou o poder destrutivo de 15.000 a 20.000 toneladas de TNT. A torre em que a bomba estava quando foi detonada foi vaporizada.

Quando foi concluído, o Projeto Manhattan reservou US $ 2 bilhões para o desenvolvimento de uma bomba atômica, cujo primeiro modelo explodiu com sucesso no teste Trinity. A questão agora era: sobre quem a bomba deveria ser lançada? A Alemanha era o alvo original, mas os alemães já haviam se rendido. O único beligerante restante era o Japão.

Algumas semanas depois seriam lançadas duas bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima (6 de agosto) e Nagasaki (9 de agosto). A posse de armas nucleares marcou o "equilíbrio do terror", a lógica do "não me destrua para não ser destruído", um dos pilares da Guerra Fria (1945-1989), período em que a hegemonia mundial foi bipolarizada entre os E.U.A e a U.R.S.S. 😠 🇺🇸 ⚔️ 🇷🇺 😡

#76anosdotestetrinity
#historiadaenergianuclear
#historiadasguerras

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 History Channel (o último parágrafo é de nossa autoria) 🙂

⏳#muitahistoriapracontar⌛

2 comentários:

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...