segunda-feira, 19 de julho de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 19.07.21 - 222 Anos da Descoberta da Pedra de Roseta

🕰️⏳⌛⏰⏳⌛🕰️

♒ Embora haja algum debate sobre a data exata, no que foi provavelmente 19 de julho de 1799, durante a campanha egípcia de Napoleão Bonaparte, um soldado francês descobre uma laje de basalto preto com inscrições antigas perto da cidade de Rosetta, cerca de 35 milhas a leste de Alexandria. A pedra de formato irregular continha fragmentos de passagens escritas em três escritas diferentes: hieróglifos gregos, egípcios e demóticos egípcios. O grego antigo na Pedra de Roseta disse aos arqueólogos que ela foi inscrita por sacerdotes em homenagem ao rei do Egito, Ptolomeu V, no século II a.C. Mais surpreendentemente, a passagem grega anunciava que as três escritas tinham significados idênticos. O artefato, portanto, detinha a chave para resolver o enigma dos hieróglifos, uma linguagem escrita que estava “morta” por quase 2.000 anos.

Quando Napoleão, um imperador conhecido por sua visão esclarecida da educação, arte e cultura, invadiu o Egito em 1798, ele levou um grupo de estudiosos e disse-lhes para apreender todos os artefatos culturais importantes para a França. Pierre Bouchard, um dos soldados de Napoleão, estava ciente dessa ordem quando encontrou a pedra de basalto, que tinha quase quatro pés de comprimento e dois pés e meio de largura, em um forte perto de Rosetta. Quando os britânicos derrotaram Napoleão em 1801, eles tomaram posse da Pedra de Roseta.

Vários estudiosos, incluindo o inglês Thomas Young, fizeram progresso com a análise inicial dos hieróglifos da Pedra de Roseta. O egiptólogo francês Jean-François Champollion (1790-1832), que havia aprendido sozinho línguas antigas, acabou decifrando o código e decifrando os hieróglifos usando seu conhecimento do grego como guia. Os hieróglifos usavam imagens para representar objetos, sons e grupos de sons. Depois que as inscrições da Pedra de Roseta foram traduzidas, a língua e a cultura do antigo Egito foram repentinamente abertas aos cientistas como nunca antes.

Este valioso objeto histórico foi preservado no Museu Britânico, Londres, desde 1802, exceto por um breve período de tempo durante a Primeira Guerra Mundial. Na época, as autoridades do museu moveram a Pedra de Roseta, junto com outros itens valiosos da coleção, para um local subterrâneo para protegê-la de bombas. A Pedra de Roseta ainda se encontra nesse museu, apesar dos repetidos apelos para que seja devolvida ao Egito. 🇪🇬 🇪🇬 🇪🇬

#222anosdadescobertadapedraderoseta
#historiadasescritasantigas
#historiadaegiptologia

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 History Channel 

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...