terça-feira, 20 de julho de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 20.07.21 - 87 Anos da Morte do Padre Cícero Romão Batista

🕯️🙏🛐🙏🕯️

💒 ✝️ Padre Cícero, cujo nome completo era Cícero Romão Batista, foi um religioso e, também, um político brasileiro. Ele nasceu no Crato, no estado do Ceará, em 1844, e morreu na cidade de Juazeiro do Norte, também no Ceará, em 1934, aos 90 anos. Desde criança demonstrou interesse pela vida religiosa, lendo histórias de santos e ajudando nas atividades da igreja. Com 16 anos, tentou iniciar carreira religiosa, mas, com a morte de seu pai, teve de cuidar da família. Aos 21 anos, foi estudar no Seminário de Fortaleza, onde, cinco anos depois, tornou-se padre e foi viver em Juazeiro do Norte. Foi lá que o padre ganhou fama pelos milagres realizados. Tudo começou em 1889, quando a hóstia entregue à beata Maria de Araújo se transformou em sangue.

Mas os feitos do padre não se restringiram à vida religiosa. Com atuação política, ele contribuiu para o desenvolvimento de Juazeiro do Norte nas duas vezes em que foi prefeito da cidade (por sinal seu primeiro prefeito). No primeiro mandato, em 1911, padre Cícero esteve envolvido na Sedição do Juazeiro (1914), um confronto armado entre oligarquias cearenses e o governo federal, à qual deu todo o apoio.

Padre Cícero foi acusado pela própria Igreja Católica de proclamar falsos milagres, de incentivar o fanatismo popular e de se beneficiar financeiramente da devoção extremada de seus milhões de seguidores, além de ser um rebelde, desobediente à hierarquia católica. Ele foi alvo de um inquérito eclesiástico que terminou por proibi-lo de rezar missas, de confessar fiéis e de ministrar sacramentos como o batismo e o matrimônio.

Entre 2001 e 2006, uma comissão multidisciplinar de estudos se debruçou sobre a vasta documentação relativa ao padre, em arquivos do Brasil e do Vaticano, coordenada pelo bispo do Crato, dom Fernando Panico. O resultado desse trabalho foi entregue à Santa Sé em 2006 junto com um volume de 150 mil assinaturas de populares em prol da reabilitação, às quais se somava um abaixo-assinado no qual se lia o nome de 253 bispos brasileiros favoráveis à causa.

Em 2015, finalmente, o perdão se tornou 100% oficial. O bispo Dom Fernando Pânico, declarou sua reabilitação em 13 de dezembro. Esse é o primeiro passo para uma posterior beatificação, ou seja, o reconhecimento canônico de que o homem Cícero Romão Batista teria vivido na plenitude das virtudes cristãs, sendo um bem-aventurado, resultou na consequente autorização para o culto público a seu nome. Em 1969, Juazeiro do Norte ganhou uma estátua de padre Cícero com 27 metros de altura. Todo ano, levas de romeiros afluem ao local, nas datas de seu nascimento e morte, reforçando a fé em sua santidade. Padre ou coronel de batina, santo ou embusteiro, a verdade é que "Padim Ciço" como é chamado por centenas de fiéis virou um mito da religiosidade popular nordestina, sobre o qual ainda suscinta debates calorosos e muitas polêmicas. 🙏🛐🙏

#87anosdamortedopadrecicero
#historiadareligiosidadepopularbrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB e site da Revista Aventuras na História.

⏳#muitahistoriapracontar⌛


Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...