terça-feira, 20 de julho de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 20.07.21 - 52 Anos da Chegada do Homem à Lua

🌎💫🚀 🧑‍🚀 🚀💫🌑

🌙🛰️ Num dia como hoje, 20 de julho, há 52 anos mais um capítulo da corrida espacial era escrito. Às 23h56 (horário de Brasília), o astronauta americano Neil Armstrong, a 240.000 milhas da Terra, fala estas palavras para mais de um bilhão de pessoas assistindo em casa: "Esse é um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a humanidade." Saindo do módulo de pouso lunar Eagle, Armstrong se tornou o primeiro humano a andar na superfície da lua.

O esforço americano para enviar astronautas à Lua tem suas origens em um famoso apelo que o presidente John F. Kennedy fez a uma sessão conjunta especial do Congresso em 25 de maio de 1961. Na época, os Estados Unidos ainda estavam atrás da União Soviética em desenvolvimentos espaciais, e os Estados Unidos da época da Guerra Fria receberam bem a proposta ousada de Kennedy.

Em 1966, após cinco anos de trabalho por uma equipe internacional de cientistas e engenheiros, a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) conduziu a primeira missão Apollo não tripulada, testando a integridade estrutural da combinação proposta de veículo de lançamento e espaçonave. Então, em 27 de janeiro de 1967, uma tragédia atingiu o Centro Espacial Kennedy em Cape Canaveral, Flórida, quando um incêndio eclodiu durante um teste tripulado da plataforma de lançamento da espaçonave Apollo e do foguete Saturno. Três astronautas morreram no incêndio.

Apesar do revés, a NASA e seus milhares de funcionários seguiram em frente e, em outubro de 1968, a Apollo 7, a primeira missão tripulada da Apollo, orbitou a Terra e testou com sucesso muitos dos sofisticados sistemas necessários para realizar uma jornada e pouso na lua. Em dezembro do mesmo ano, a Apollo 8 levou três astronautas para o outro lado da lua e de volta, e em março de 1969 a Apollo 9 testou o módulo lunar pela primeira vez enquanto estava na órbita da Terra. Então, em maio, os três astronautas da Apollo 10 conduziram a primeira espaçonave Apollo completa ao redor da lua em um ensaio para a missão de pouso programada para julho.

Às 23h39, cinco horas antes do horário original, Armstrong abriu a escotilha do módulo lunar. Enquanto ele descia a escada do módulo lunar, uma câmera de televisão acoplada à nave registrou seu progresso e irradiou o sinal de volta para a Terra, onde centenas de milhões assistiram em grande expectativa. Às 23h56, Armstrong pronunciou sua famosa citação, que mais tarde afirmou ter sido levemente distorcida por seu microfone e que pretendia ser "um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade". Ele então plantou seu pé esquerdo na superfície cinzenta e pulverulenta, deu um passo cauteloso à frente, e a humanidade caminhou na lua.

"Buzz" Aldrin juntou-se a ele na superfície da lua às 24h11 e, juntos, tiraram fotos do terreno, plantaram uma bandeira dos EUA, fizeram alguns testes científicos simples e falaram com o presidente Richard M. Nixon via Houston. À 2h11 da manhã de 21 de julho, os dois astronautas estavam de volta ao módulo lunar e a escotilha foi fechada. Os dois homens dormiram naquela noite na superfície da lua e às 14h54 o Eagle começou sua ascensão de volta ao módulo de comando. Entre os itens deixados na superfície da lua estava uma placa que dizia: “Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na lua - julho de 1969 d.C. - Viemos em paz para toda a humanidade”.

Haveria mais cinco missões de pouso lunar bem-sucedidas e uma passagem lunar não planejada, Apollo 13. Os últimos homens a andar na lua, os astronautas Eugene Cernan e Harrison Schmitt da missão Apollo 17, deixaram a superfície lunar em 14 de dezembro de 1972. O programa Apollo foi um empreendimento caro e trabalhoso, envolvendo cerca de 400.000 engenheiros, técnicos e cientistas, e custou $ 24 bilhões (perto de $ 100 bilhões em dólares de hoje). A despesa foi justificada pelo mandato de Kennedy em 1961 para vencer os soviéticos até a lua, e depois que o feito foi realizado, as missões em andamento perderam sua viabilidade. 🌗🌘🌑🌒🌓

#52anosdaconquistadalua
#historiadaconquistaespacial
#historiadaastronomia

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 History Channel

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...