sexta-feira, 23 de julho de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 23.07.21 - 10 Anos da Morte de Amy Winehouse

🎼🖤🎼 🎸🎷 🎼🖤🎼

⚰️😭 Em um dia como hoje, do ano de 2011, faleceu em Londres a cantora e compositora britânica Amy Jade Winehouse, reconhecida mundialmente por uma voz excepcionalmente poderosa e um ecletismo que mesclava gêneros como jazz, rhythm and blues, soul e ska.

Amy Winehouse nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 14 de setembro de 1983. Sobrinha de cantores profissionais de jazz cresceu convivendo com a música. Com 10 anos fundou uma banda de rap. Em 1997 recebeu uma bolsa para estudar canto na Sylvia Young Theatre School, mas foi expulsa por indisciplina. Ingressou na Brit Performing Arts and Tecnology School. Nessa época já consumia drogas.

Com 15 anos começou a compor e se apresentar em clubes de jazz. Com 16 anos passou a ser vocalista da banda National Youth Jazz Orchestra. Em 2003, Amy lançou o CD de estreia pela Island Records “Frank” (o nome é uma referência a Frank Sinatra). O disco foi indicado para o Mercury Music Prize. A cantora foi classificada como um cruzamento artístico entre a rapper Lauryn Hill e a diva do jazz Billie Holiday.

Em 2006 lançou o segundo CD, pela Universal, “Black to Black” que lhe rendeu seis indicações ao Grammy e cinco estatuetas para Canção do Ano, Gravação do Ano e Melhor Artista Revelação, entre outras categorias. . O disco é um trabalho inspirado na soul music. A faixa “Tears Dry On Their Own” é uma homenagem a Ain’t No Mountain High Enough, hit de Marvin Gary dos anos 60. Na faixa “Rehab”, Amy discorre sobre seus problemas com o álcool.

A partir de 2007, a imprensa passou a publicar periodicamente notícias sobre seus problemas jurídicos, seu vício em drogas e álcool, além de alguns escândalos gerados em decorrência de suas aparições públicas, muitas vezes polêmicas. Apesar do reconhecido sucesso de público e crítica, Amy cancela shows e turnês e tenta tratamento em clínica de reabilitação. Em 23 de julho de 2011, portanto há dez anos, aos 27 anos, Amy Winehouse foi encontrada morta em seu apartamento no bairro londrino de Camden.

Uma investigação inicial sobre sua morte determinou que a cantora morreu "acidentalmente" e possivelmente devido ao consumo excessivo de álcool, embora todo o trabalho tenha sido invalidado quando se descobriu que o juiz encarregado do caso não era habilitado. Uma segunda investigação judicial confirmou que ele morreu por excesso de álcool. Nessa segunda investigação, ele apontou que Amy Winehouse tinha mais de cinco vezes o limite de álcool permitido para dirigir e que morreu de "níveis de álcool geralmente associados à morte", ingestão que ela fez "voluntariamente". O legado de Amy Winehouse para a música, entretanto, é atemporal e incontestável. Ainda hoje, dez anos após sua morte, seus fãs mantém viva a memória da dama do blue-jazz britânico. 😞😓😥😢😭

#10anosdamortedeamywinehouse
#historiadamusicainternacional

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto: 

📺 History Latino-América
🖱️ Site "O Pensador"

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...